O Purgatório

13

A existência do purgatório segundo a Bíblia, a questão das indulgências e das penas temporais.

O Purgatório na Sagrada Escritura e na Tradição

O purgatório é um local onde ficam as almas que morrem em estado de graça, isto é, sem pecado mortal, mas que tem “penas temporais” ainda a expiar por seus pecados ou algumas imperfeições (ou pecados veniais) que não foram suficientemente purificadas, pois no céu “nada de impuro pode entrar” (Ap. 21, 27).

O Purgatório é uma verdade positivamente revelada por Deus, que não admite dúvida. Disse Jesus, um dia, à multidão de povo que acabava de ouvir o sublime sermão das bem-aventuranças: “Reconcilia-te com o teu adversário… enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário de entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao ministro e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que, de modo nenhum, sairás dali, enquanto não pagares até o último ceitil” (Mt 5, 25-26).

Jesus acabara de dizer que os seus discípulos deveriam ser o “sal da terra e a luz do mundo” (Mt. 5, 13), continuando a traçar as normas a seguir para evitar o inferno e chegar ao céu.

Digo-vos“, diz o Mestre, “que se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no céu” (Mt 5, 20). Eis o céu bem indicado.

O inferno não o é menos: “Se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um de teus membros, do que  todo o teu corpo seja lançado no inferno” (Mt 5, 29).

Eis como, na mesma instrução (é o mesmo capítulo de S. Mateus), Nosso Senhor trata do Céu, do inferno e do purgatório; pois o texto citado refere-se claramente ao purgatório. Está no texto e no contexto que não se trata de uma simples comparação.

De fato, não pode tratar-se de uma prisão imposta pela justiça humana: isto é, da autoridade policial, e o Mestre nem trata disso e nunca tratou; fala do seu reino espiritual.

Aliás, o contexto mostra claramente que não se trata de uma cadeia material – pois Nosso Senhor não teria como afirmar que a pessoa não sairia dali enquanto não pagasse até o último ceitil. Trata-se de uma prisão à qual Nosso Senhor tem soberania, é Ele quem manda e decide.

Como não pode se tratar do inferno, visto que o inferno é eterno (Mt 25, 41), e não se trata de uma prisão material, trata-se, pois, de uma prisão temporária, onde as almas sofrem, por certo tempo, em expiação de seus pecados; onde são purgadas das faltas leves, que não merecem o inferno, mas impedem de entrar no céu. “Nada de impuro entrará no céu” (Apoc 21, 27).

Outra alusão à existência do purgatório encontramos em I Cor 3, 12-15: “…Aquele, cuja obra (de ouro, prata, pedras preciosas) sobre o alicerce resistir, esse receberá a sua paga, aquele, pelo contrário, cuja obra, (de madeira, feno, ou palha), for queimada, esse há de sofrer prejuízo; ele próprio, porém, poderá salvar-se, mas como que através do fogo“.

Depois, temos o uso da razão. Para onde iria uma alma que não é bastante santa para ir para o céu e nem bastante santa para ir para o inferno? Ela deve ir para um local de expiação, que é o purgatório.

Esse texto não é o único. Existem textos mais claros nos livros que os protestantes retiraram da Bíblia por contradizerem sua doutrina. O texto mais expressivo sobre a existência do purgatório é o do Livro II dos Macabeus (XII, 43), o qual narra como Judas Macabeu mandou oferecer um sacrifício pelos que haviam morrido na batalha, por exemplo, por expiação de seus pecados: “Judas, tendo feito uma coleta, mandou duas mil dracmas de prata a Jerusalém, para se oferecer um sacrifício pelo pecado. Obra bela e santa, inspirada pela crença na ressurreição… Santo e salutar pensamento de orar pelos mortos. Eis porque ele ofereceu um sacrifício expiatório pelos defuntos, para que fossem livres de seus pecados.

Ora, ser livre de seus pecados, depois da morte, pelo sacrifício expiatório, indica claramente a existência do purgatório.

O Concílio Tridentino (Sess. XXV, D.B. 983), define como verdade de fé a existência do purgatório.

Entre outros testemunhas cristãs dos primeiros séculos, escreve Tertuliano: “A esposa roga pela alma de seu esposo e pede para ele refrigério, e que volte a reunir-se com ele na ressurreição; oferece sufrágios todos os dias aniversários de sua morte.” (De Monogamia, 10)

Penas temporais dos pecados

Essa exigência (das penas temporais) é facilmente compreensível, se levarmos em conta o seguinte: quem rouba um relógio ou produz um dano pecuniário a alguém, pode pedir e receber o perdão do respectivo proprietário, mas este exigirá que a ordem anterior seja restaurada ou que o relógio volte ao seu dono. Do mesmo modo, quem difama caluniosamente o seu próximo, pode pedir e receber o perdão deste, mas fica obrigado a restaurar a honra da pessoa ofendida.

Nas Sagradas Escrituras, tenhamos em vista os seguintes casos:

a) Davi, culpado de homicídio e adultério, foi agraciado ao reconhecer o delito; não obstante, teve que sofrer a pena de perder o filho do adultério (cf. 2Sm 12, 13ss);

b) Moisés e Aarão cederam à pouca fé em dados momentos de sua vida; por isso, foram pelo Senhor privados de entrar na Terra Prometida, embora não haja dúvida de que a culpa lhes tenha sido perdoada (cf Nm 20, 12s; 27, 12-14; Dt 34, 4s).

Em outros casos, o perdão é estritamente associado a obras de expiação. Assim o profeta Joel, com a conversão do coração, exige jejum e pranto (cf Jl 2, 12); o velho Tobit ensina a seu filho que a esmola o libertará de todo pecado e da morte eterna (cf. Tb 4, 11s); algo de semelhante é anunciado por Daniel ao Rei Nabucodonosor (cf. Dn 2, 24)

Indulgências

PONTOS ESSENCIAIS SOBRE A DOUTRINA DAS INDULGÊNCIAS
EXTRAÍDOS DO ‘MANUAL DAS INDULGÊNCIAS‘, EDITADO PELA PENITENCIARIA APOSTÓLICA EM 29 DE JUNHO DE 1968.

(Edições Paulinas, São Paulo, 1990)
(OBS.: A numeração do presente resumo não segue a do original. Para um estudo mais aprofundado recomenda-se adquirir o próprio Manual, encontrável em livrarias católicas.)

1 – Indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos.

2 – A indulgência é parcial ou plenária, conforme liberta, em parte ou no todo, da pena temporal devida pelos pecados.

3 – Ninguém pode lucrar indulgências a favor de outras pessoas vivas.

4 – Qualquer fiel pode lucrar indulgências parciais ou plenárias para si mesmo ou aplicá-las aos defuntos como sufrágio.

5 – O fiel que, ao menos com o coração contrito, faz uma obra enriquecida de indulgência parcial, com o auxílio da Igreja, alcança o perdão da pena temporal, em valor correspondente ao que ele próprio já ganha com sua ação.

6 – O fiel cristão que usa objetos de piedade (crucifixo ou cruz, rosário, escapulário, medalha) devidamente abençoados por qualquer sacerdote ou diácono, ganha indulgência parcial. Se os mesmos objetos forem bentos pelo Sumo Pontífice ou por qualquer Bispo, o fiel, ao usá-los com piedade, pode alcançar até a indulgência plenária na solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, se acrescentar alguma fórmula legitima de profissão de fé.

7 – Parágrafo 1. Para que alguém seja capaz de lucrar indulgências, deve ser batizado, não estar excomungado e encontrar-se em estado de graça, pelo menos no fim das obras prescritas.

Parágrafo 2. O fiel deve também TER INTENÇÃO, AO MENOS GERAL, DE GANHAR A INDULGÊNCIA e cumprir as ações prescritas, no tempo determinado e no modo devido, segundo o teor da concessão.

8 – Parágrafo 1. A indulgência plenária só se pode ganhar uma vez ao dia.
Parágrafo 2. Contudo, o fiel em artigo de morte pode ganhá-la, mesmo que já a tenha conseguido nesse dia.
Parágrafo 5. A indulgência parcial pode ganhar-se mais vezes ao dia, se expressamente não se determinar o contrário.

9 – Parágrafo 1. A obra prescrita para alcançar a indulgência plenária anexa à igreja ou oratório, é a visita aos mesmos: neles se recitam a oração dominical e o símbolo aos apóstolos (Pai-nosso e Credo), a não ser caso especial em que se marque outra coisa.

10 – Parágrafo 1. Para lucrar a indulgência plenária, além da repulsa de todo o afeto a qualquer pecado até venial, requerem-se a execução da obra enriquecida da indulgência e o cumprimento das três condições seguintes: confissão sacramental, comunhão eucarística, e oração nas intenções do Sumo Pontífice.(Veja obs no final)

Parágrafo 2. Com uma só confissão podem ganhar-se várias indulgências, mas com uma só comunhão e uma só oração alcança-se uma só indulgência plenária.

Parágrafo 3. As três condições podem cumprir-se em vários dias, antes ou depois da execução da obra prescrita; convém, contudo, que tal comunhão e tal oração se pratiquem no próprio dia da obra prescrita.

Parágrafo 4. Se falta a devida disposição ou se a obra prescrita e as três condições não se cumprem, a indulgência será só parcial, salvo o que se prescreve nos nn. 27 e 28 em favor dos ‘impedidos’.

Parágrafo 5. A condição de se rezar nas intenções do Sumo Pontífice se cumpre ao se recitar nessas intenções um Pai-nosso e uma Ave-Maria, mas podem os fiéis acrescentar outras orações conforme sua piedade e devoção.

11 – Concede-se indulgência parcial ao fiel que, no cumprimento de seus deveres e na tolerância das aflições da vida, ergue o espírito a Deus com humilde confiança, acrescentando alguma piedosa invocação, mesmo só em pensamento.

CONCESSÕES
(OBS: Aqui só constam algumas das concessões contidas no manual.)

INDULGÊNCIA PARCIAL
– Atos de Fé, Esperança e Caridade.
– ‘Nós vos damos graças, Senhor, por todos os vossos benefícios. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.
– Santo Anjo (oração ao Anjo da Guarda)
– Angelus, Regina Caeli.
– Alma de Cristo.
– Comunhão Espiritual.
– Creio
– Ladainhas aprovadas pela autoridade competente. Sobressaem-se as seguintes: Santíssimo Nome de Jesus, Sagrado Coração de Jesus, da Santíssima Virgem Maria, de São José e de Todos os Santos.
– Magnificat.
– Lembrai-vos
– Miserere (Tende piedade)
– Ofícios breves: Ofícios breves da Paixão de NSJC, Sagrado Coração de Jesus, da Santíssima Virgem Maria, da Imaculada Conceição e de São José.
– Oração mental.
– Salve Rainha.
– Sinal da Cruz.
– Veni Creator.
– Renovação das promessas do batismo.

INDULGÊNCIAS PLENÁRIAS
(OBS.: Como acima, aqui só constam algumas das indulgências do manual).

– Indulgência plenária – Concede-se indulgência parcial ao fiel que visitar o Santíssimo Sacramento para adorá-Lo, se o fizer por meia hora ao menos, a indulgência será plenária.

– Visita ao cemitério – Ao fiel que visitar devotamente um cemitério e rezar, mesmo em espírito, pelos defuntos, concede-se indulgência aplicável somente às almas do purgatório. Esta indulgência será plenária, cada dia, de 1 a 8 de novembro; nos outros dias será parcial.

– Exercícios espirituais – Concede-se indulgência plenária ao fiel que faz os exercícios espirituais ao menos por três dias.

– Indulgência na hora da morte – O sacerdote que administra os sacramentos ao fiel em perigo de vida não deixe de lhe comunicar a bênção apostólica com a indulgência plenária. Se não houver sacerdote, a Igreja mãe compassiva, concede benignamente a mesma indulgência ao cristão bem disposto para ganhá-la na hora da morte, se durante a vida habitualmente tiver recitado para isso algumas orações. Para alcançar esta indulgência plenária louvavelmente se rezam tais orações fazendo uso de um crucifixo ou de uma simples cruz.

A condição de ele habitualmente ter recitado algumas orações supre as três condições requeridas para ganhar a indulgência plenária. A mesma indulgência plenária em artigo de morte, pode ganhá-la o fiel que no mesmo dia já tenha ganho outra indulgência plenária. (Esta concessão vem assinalada na const. apost. Indulgentiarum Doctrina, norma 18)

– Primeira Comunhão – Concede-se indulgência plenária aos fiéis que se aproximarem pela primeira vez da sagrada comunhão, ou que assistam a outros que se aproximam.

– Reza do Rosário de Nossa Senhora – Indulgência plenária, se o Rosário se recitar na igreja ou oratório público ou em família, na comunidade religiosa ou em pia associação; parcial, em outras circunstâncias.

(O Rosário é uma fórmula de oração em que distinguimos quinze dezenas de saudações angélicas [Ave-Marias], separadas pela oração dominical [Pai-nosso] e em cada uma recordamos em piedosa meditação os mistérios da nossa Redenção). Chama-se também a terça parte dessa oração o Terço. Para a indulgência plenária determina-se o seguinte:

1 – Basta a reza da terça parte do Rosário, mas as cinco dezenas devem-se recitar juntas.

2 – Piedosa meditação deve acompanhar a oração vocal.

3 – Na recitação publica, devem-se anunciar os mistérios, conforme o costume aprovado do lugar; na recitação privada, basta que o fiel ajunte a meditação dos mistérios à oração vocal.

– Leitura espiritual da Sagrada Escritura – Concede-se indulgência parcial ao fiel que ler a Sagrada Escritura com a veneração devida à palavra divina, e a modo de leitura espiritual. A indulgência será plenária, se o fizer pelo espaço de meia hora pelo menos.

– Visita à igreja ou altar no dia da dedicação e aí piedosamente rezar o Pai-nosso e o Credo.

13 COMENTÁRIOS

  1. AS SEITAS PROTESTANTES DIZEM DESCARADAMENTE QUE NÃO EXISTE O PURGATÓRIO BÍBLICAMENTE ISSO É UMA PIADA

    PRIMEIRO O NOME PURGATÓRIO NÃO EXISTE NA BÍBLIA
    POR QUE FOI A IGREJA QUE COLOCOU ESSE NOME

    PARA SE REFERIR AO NOME DO DOGMA DO PURGATÓRIO

    AGORA PRA CALAR DE VEZ AS SEITAS PROTESTANTES SOBRE O QUE REALMENTE É O PURGATÓRIO VOU MOSTRAR BIBLICAMENTE PARA QUEM NÃO SABE
    QUE O PURGATÓRIO PODE SER CHAMADO DE ESPIAÇÃO DAS ALMAS

    OU A PURGAÇÃO DAS ALMAS E ISSO VOCÊ ENCONTRA EM VÁRIAS PASSAGENS BÍBLICAS

    RESUMINDO A ESPIAÇÃO E A PURGAÇÃO EXISTENTES BÍBLICAMENTE
    A ESSES DOIS NOMES A IGREJA COLOCOU O NOME DE PURGATÓRIO

    MUITO SIMPLES DE COMPREENDER POIS NENHUM PADRE DA IGREJA NENHUM BISPO DA IGREJA NENHUM ESCRITOR ECLESIÁSTICO E NENHUM PADRE DA IGREJA DO PRIMEIRO SEGUNDO E TERCEIRO SÉCULO DA ERA CRISTÃ CONSTESTOU ISSO
    SABE POR QUE POR QUE NÃO EXISTE CONTRADIÇÕES

    E A IGREJA CATÓLICA NUNCA ERROU EM DOGMA

    Agora Irmãos e irmãs católicas o nome expiação e purgação é facilmente encontrado na bíblia
    E possui o mesmo grau e sentido do nome purgatório,que é pregado indiscutivelmente pela doutrina da santa Igreja Católica Apostólica Romana
    Resumindo purgatório purgação ou expiação pelo pecado é um estado no qual os fiéis que morreram com pecados veniais não arrependidos em vida
    Serão purificados desses pecados veniais depois da morte, antes de entrar no céu.
    Essa doutrina é verdadeiramente bíblica e é muito simples e fácil de entendê-la
    Primeira a palavra purgatório não é mencionada na Bíblia ,
    mas as palavras purgação como expiação existem
    por isso o nome purgatório foi a igreja que deu para essa doutrina da mesma forma que termos como ‘encarnação’, ‘Santíssima Trindade’ ou até mesmo a palavra Bíblia,
    também não aparecem nas Escrituras.
    Mais estudando biblicamente e profundamente você notará que a expiação é um “lugar de purgação”, o qual de fato é mencionado na Bíblia várias vezes
    E por isso é aprovado e pregado por todos os padres apostólicos e por todos os padres da igreja e por todos os escritores eclesiásticos dos primeiros século incontestavelmente
    Irmãos e irmãs católicas contestações sobre a doutrina do purgatório só nasceram depois de surgir no mundo as seitas protestantes que nem 500 anos ainda tem

    Resumindo o purgatório também é chamado de purgação ou expiação
    agora a única diferença disso tudo é apenas o nome que a igreja deu a esse processo que se chama purgatório

    VEJE NESSE ESTUDO
    ALGUNS VERSÍCULOS BÍBLICOS QUE COMPROVAM A EXISTÊNCIA DA PURGAÇÃO E DA EXPIAÇÃO QUE A IGREJA DEU O NOME DE PURGATÓRIO

    Porém, diz o Senhor pelo profeta Zacarias, que Ele mesmo, mais que o fogo, purgará e limpará a alma eleita, ativando com Seu hálito as suas chamas (Zac 3, 9).

    IRMÃOS E IRMÃS NESSA PASSAGEM DEUS AFIRMA CLARAMENTE QUE DEPOIS DE MORTO

    ELE DIZ QUE LIMPARÁ A ALMA ELEITA
    E SE A ALMA JÁ É ELEITA ELA JÁ NÃO É MAIS CONDENADA

    MAIS MESMO ASSIM DEUS DIZ CLARAMENTE QUE LIMPARÁ A ALMA ELEITA COM PURGAÇÃO E COM SEU HÁLITO E CHAMAS

    AQUI MOSTRA CLARAMENTE QUE ATÉ MESMO UMA ALMA ELEITA PODE MORRER COM UM PECADO VENIAL E POR ISSO ELA TEM QUE PASSAR POR UMA ESPIAÇÃO PARA SE PURIFICAR

    OLHA PURGARÁ É UM NOME QUE TA DENTRO DA BÍBLIA
    E O NOME PURGARÁ POSSUI A MESMA EXÊNCIA DO NOME PURGATÓRIO
    OU DO NOME EXPIAÇÃO POIS POSSUEM O MESMO SENTIDO

    VEJAM AQUI
    ALGUMAS OUTRAS REFERÊNCIAS QUE COMPROVAM A PASSAGEM PELO FOGO

    Porque todo homem será salgado pelo fogo” (Marcos capítulo 9)

    SERÁ QUE UM HOMEM É SALGADO VIVO NO FOGO?

    AGORA VEJA NESSE VERSÍCULO OUTRA REFERÊNCIA SOBRE A PURGAÇÃO

    Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
    Cada galho em mim que não produz fruto ele tira fora: e cada galho que produz fruto,
    ele o purga para que traga mais fruto (João 15:1, 2).
    Se o homem não permanece em mim, ele é lançado fora como um galho, e é murchado; e homens os
    ajuntam e os lançam dentro do fogo, e eles são queimados (verso 6).

    QUEM ENTENDE PARABÓLAS FACILMENTE NESSA PASSAGEM SABE DO QUE JESUS SE REFERE

    IRMÃOS E IRMÃS CATÓLICAS
    Agora vejam aqui mais um exemplo bem claro desta purificação
    está em (Malaquias 3, 1- 4) onde diz: “Vou mandar o meu mensageiro para preparar o meu caminho.

    E imediatamente virá ao seu templo o Senhor que buscais, o anjo da aliança que desejais.
    Ei-lo que vem – diz o Senhor dos exércitos.

    Quem estará seguro no dia de sua vinda?
    Quem poderá resistir quando ele aparecer?

    Porque ele é como o fogo do fundidor, como a lixívia dos lavadeiros.
    Sentar-se-á para fundir e purificar a prata;

    purificará os filhos de Levi e os refinará, como se refinam o ouro e a prata;
    então eles serão para o Senhor aqueles que apresentarão as ofertas como convêm.
    E a oblação de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, como nos anos de outrora”.

    NESSA PASSAGEM MOSTRA CLARAMENTE A DOUTRINA DO PURGATÓRIO
    OU SE AS SEITAS PROTESTANTES PREFERERIR A DOUTRINA DA PURGAÇÃO OU A DOUTRINA DA ESPIAÇÃO

    AGORA VEJA E MAIS NESSE VERSÍCULO DIZ

    Hebreus 12: 22-23 – Você, no entanto, você veio ao Monte Sião, e à cidade do Deus vivo, da Jerusalém celestial, a miríades de anjos, atendendo assembléia solene dos primogênitos inscritos nos céus,
    e a Deus, juiz universal e aos espíritos dos justos sua consumação.

    NESSE VERSÍCULO DIZ QUE DOS ESPIRÍTOS DOS JUSTOS SUA CONSUMAÇÃO
    ESSA PASSAGEM DIZ TUDO

    AGORA NOTE AQUI NESSE VERSÍCULO OUTRA REAL COMPROVAÇÃO
    DE QUEM MORRE COM UM PECADO NÃO ESPIADO EM VIDA TEM QUE PAGA-LO NA MORTE

    VEJA

    (Mateus 5, 25-26) a luz é um delito que deve ser purgado
    antes da ressurreição, ninguém vai duvidar que a alma passa por uma purificação no Hades, sem prejuízo para a plenitude da sua ressurreição, após o que haverá também alguma recompensa na carne. ”

    IRMÃOS E IRMÃS CATÓLICAS O PURGATÓRIO NÃO É FABULA MAIS É REAL

    E A PRÓPRIA BÍBLIA MOSTRA ISSO CLARAMENTE SEM NENHUMA CONTRADIÇÃO

    RESUMINDO A IGREJA PODERIA USAR O MESMO NOME BÍBLICO QUE EXISTE DENTRO DA BÍBLIA DE PURGAÇÃO OU DE ESPIAÇÃO E ASSIM USAR O NOME BÍBLICO DE AS ALMAS SE ENCONTRAM EM ESPIAÇÃO OU DE PURGAÇÃO

    AQUI A UNICA DIFERENÇA É COMO EU JÁ DISSE

    É SÓ O NOME QUE A IGREJA COLOCOU DE PURGATÓRIO

    AGORA REFORÇANDO ESSA TESE VEJA O QUE DIZ SÃO PAULO

    Porque ninguém pode por outro fundamento além do que já foi posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará;
    na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
    Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
    Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento, mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo” (1 Coríntios 3:11-15).

    SÃO PAULO AQUI MOSTRA CLARAMENTE A EXISTÊNCIA DO PURGATÓRIO
    O QUE É COMPROVADO INDISCUVELMENTE POR TODOS PADRES DA IGREJA DOS PRIMEIROS SÉCULOS DA ERA CRISTÃ

    AGORA ALGUMAS SEITAS PROTESTANTES INOCENTEMENTE AFIRMAM QUE NESSE VERSÍCULO

    O apóstolo Paulo está falando sobre a sabedoria, e os coríntios estavam tentando edificar a sua igreja por meio de sabedoria humana, que era próprio dos gregos (I Cor. 1:22),

    IRMÃOS E IRMÃS ESSA AFIRMAÇÃO PROTESTANTE É FALSA HERETICA
    E CONTRADITÓRIA SEM NENHUMA BASE BÍBLIA E MUITO MENOS HISTÓRICA

    VOU DA SÓ ALGUNS EXEMPLOS SIMPLES
    SE ESSA AFIRMAÇÃO PROTESTANTE FOSSE VERDADEIRA

    SÃO PAULO CHAMARIA A COMUNIDADE DE CORINTIOS DE HERESES
    POR TENTAR MUDAR O FUNDAMENTO DA IGREJA QUE É JESUS CRISTO

    E MAIS AS COMUNIDADES DE CORINTIOS JÁ TINHA SEUS BISPOS DIÁCONOS E PRESBÍTEROS E ACIÕES
    E NADA ERA DECIDIDO SEM O OVAL DELES

    AGORA QUAL QUER UM DELES QUE QUERESSE TENTAR MUDAR OS ENSINAMENTOS DA IGREJA QUE É JESUS CRISTO
    ISSO SERIA CONSIDERADO UMA GRANDE HERESIA E SÃO PAULO OS ADVERTIRIA DURAMENTE PARA O ARREPENDIMENTO

    VEJA

    MAIS NESSE VERSÍCULO É O CONTRÁRIO POIS SÃO PAULO AFIRMA QUE A OBRA DE CADA UM SERÁ DESCOBERTA PELO FOGO MAIS SE QUEIMAR TODA VIA ELE AINDA SERÁ SALVO COMO TODA VIA PELO FOGO

    AÍ EU TI DIGO MEU IRMÃO VOCÊ TEM COMO DESCOBRIR
    TODAS AS OBRAS TODOS E TODOS OS DESEJOS E TODOS OS PENSAMENTOS E OS ATOS QUE SE ESCONDE DENTRO DA CABEÇA E DO CORAÇÃO DE UM FIEL DENTRO DA IGREJA SEJA ELE PADRE BISPO LEIGO OU UM FIEL CLARO QUE NÃO?

    ISSO SÓ SERÁ DESCOBERTO DIANTE DE DEUS NO SEU TRIBUNAL

    VEJA
    Porque ninguém pode por outro fundamento além do que já foi posto, o qual é Jesus Cristo.
    AQUI SÃO PAULO DIZ QUE DENTRO DO FUNDAMENTO DO QUAL JÁ FOI POSTO QUE É JESUS CRISTO NINGUÉM PODE MUDAR

    MAIS SOBRE ESSE FUNDAMENTO DO QUAL JÁ FOI POSTO SÃO PAULO AFIRMA
    QUE NELES É QUE FICAM NOSSAS OBRAS

    ESSE FUNDAMENTO QUE SÃO PAULO SE REFERE É O DA IGREJA
    POIS JESUS CRISTO
    É A CABEÇA DA IGREJA
    E NÓS SAMOS OS SEUS MEMBROS

    ENTÃO ESSA UNIÃO É O FUNDAMENTO DA IGREJA
    COM TODAS AS SUAS DOUTRINAS

    AGORA MEUS IRMÃOS E IRMÃS SE ALGUM HOMEM QUERER MUDAR ESSE ENSINAMENTO
    ELE JÁ SERIA CONSIDERADO E CHAMADO DE HEREGE

    E ELE JÁ SERIA DURAMENTE ADVERTIDO POR SÃO PAULO PARA UM ARREPENDIMENTO VERDADEIRA

    MAIS NESSA PASSAGEM SÃO PAULO FALA QUE A OBRA DE CADA UM SERÁ MOSTRADA

    VEJA
    a obra de cada um se manifestará;
    na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
    Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.

    IRMÃOS E IRMÃS ESSE VERSÍCULO MOSTRA CLARAMENTE A EXISTENCIA DO PURGATÓRIO

    RESUMINDO
    TUDO O QUE FAZEMOS POR ATOS PALAVRAS E DESEJOS

    UM DIA SE MANIFESTARÁ
    E TODO HOMEM UM DIA VAI PRESTAR CONTAS A DEUS DOS SEUS ATOS

    É POR ISSO QUE SÃO PAULO DIZ QUE O DIA A DECLARARÁ

    E SE A OBRA PERMANECER RECEBE O GALARDÃO

    E ESSE GALADÃO BÍBLICAMENTE É CHAMADO DE A RECOMPENSA NOS CÉUS

    POR ISSO SÃO PAULO DIZ

    Hebreus 9
    27. Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo,

    AGORA PARA DESMASCARÁ AS SEITAS PROTESTANTES VOU MOSTRAR REFERÊNCIAS SOBRE OS MORTOS BÍBLICAMENTE

    VEJA

    “Dá de boa vontade a todos os vivos, e não recuses este benefício a um morto” ( Eclo 7,37 )

    AGORA
    no livro II dos Macabeus se afirma que “É um santo e saudável pensamento orar pelos mortos, para que sejam livres de seus pecados”(II Mac. XII , 46).

    AGORA VEJA AQUI
    Um outro exemplo que está na Bíblia é o de (2 Macabeus 12, 43-46) onde se diz: “Em seguida, fez uma coleta, enviando a Jerusalém cerca de dez mil dracmas, para que se oferecesse um sacrifício pelos pecados: belo e santo modo de agir, decorrente de sua crença na ressurreição, porque, se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam, teria sido vão e supérfluo rezar por eles.

    Mas, se ele acreditava que uma bela recompensa aguarda os que morrem piedosamente,
    era esse um bom e religioso pensamento; eis por que ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas”.

    TA AÍ MAIS UMA BELA E GRANDE COMPROVAÇÃO DA DOUTRINA DO PURGATÓRIO

    AGORA VEJA QUE O PRÓPRIO SÃO PAULO PREGOU A ARAÇÃO PELOS MORTOS VEJA NESSE VERSÍCULO REFERÊNCIAS CLARAS

    2 Tm. 1:16-18 – Onesíforo está morto, mas Paulo pede misericórdia para com ele “naquele dia.”
    O contexto de “naquele dia” demonstra seu uso escatológico (ver, por exemplo, Rm 2.5,16; 1 Cor 1,8;.. 3,13 e 5,5; 2 Cor 1,14;. Phil 1.6,10;. 2,16; 1 Tessalonicenses 5.2,4,5,8;. 2Ts 2.2,3;. 2 Tm 4.8)..
    Claro, não há necessidade de misericórdia no céu, e não há misericórdia dada no inferno.
    Onde está Onesíforo? Ele está no purgatório

    ESSA PASSAGEM DESMASCARA TODAS AS SEITAS PROTESTANTES BIBLICAMENTE
    NEM VOU USAR ESCRITORES DA ÉPOCA DOS FATOS OCORRIDOS POIS SENÃO ESSA MATERIA FICARIA ENORME

    POR ISSO VOU SÓ USAR A BÍBLIA PARA PROVAR FACILMENTE QUE O PURGATÓRIO COMO AS ORAÇÕES PELOS MORTOS É BÍBLICO

    VEJA

    II Timotio 1
    16. O Senhor conceda sua misericórdia à casa de Onesíforo, que muitas vezes me reconfortou e não se envergonhou das minhas cadeias!
    17. Pelo contrário, quando veio a Roma, procurou-me com solicitude
    E me encontrou.
    18. O Senhor lhe conceda a graça de obter misericórdia “junto do Senhor naquele dia”.

    Sabes melhor que ninguém quantos bons serviços ele prestou em Éfeso.

    Irmãos e irmãs ao ler esse texto podemos entender claramente que São Paulo estava pedindo misericórdia de Deus para um amigo que já havia falecido.

    E MAIS A PATRÍSTICA E OS ESCRITOS DA ÉPOCA MOSTRAM ISSO INCONTESTAVELMENTE

    VEJA MAIS PROVAS CLARAS BÍBLICAMENTE
    I Corintos 15
    29. De outra maneira, que intentam aqueles que se batizam em favor dos mortos? Se os mortos realmente não ressuscitam, por que se batizam por eles?
    VEJA AQUI MAS PROVAS CLARISSÍMAS QUE DESMASCARAM AS SEITAS PROTESTANTES

    II samuel 1

    17. Compôs então Davi o seguinte cântico fúnebre sobre Saul e seu filho Jônatas,
    18. ordenando que fosse ensinado aos filhos de Judá. É o canto do Arco, que está escrito no Livro do Justo:
    19. Tua flor, Israel, pereceu nas alturas! Como tombaram os heróis?

    AGORA VEJA EM

    II reis 23
    17. E o rei perguntou: Que monumento é esse que eu vejo? Os habitantes da cidade responderam-lhe: É o túmulo do homem de Deus que veio de Judá, e que predisse tudo o que fizeste ao altar de Betel.
    18. Deixai-o, disse o rei; paz aos seus ossos. E os seus ossos ficaram intactos, assim como os ossos do profeta que tinha vindo de Samaria.

    Bem meus irmãos, nesses textos podemos observar um planto de 7 dias em favor de um falecido, uma cerimônia de 7 dias anual pela filha de Jefte, um canto para homenagear Saul escrito pelas mãos de Davi e um monumento feito para um homem de Deus.

    Agora mesmo se não existisse um texto Bíblico onde pessoas faziam cerimônias pelos falecidos (o que não é verdade), também não existe um texto condenando tais cerimônias.

    AGORA NOTE ESSA OUTRA REFERÊNCIA BÍBLICA NO QUAL OS OSSOS DE ELISEU RESUCITAM UM HOMEM MORTO

    VEJA

    Depois morreu Eliseu, e o sepultaram. Ora, as tropas dos moabitas invadiram a terra à entrada do ano.

    E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram uma tropa, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem, e tocando os ossos de Eliseu, reviveu, e se levantou sobre os seus pés. 2 Reis 13.

    E NÃO É SÓ ISSO VEJA NA CARTA DE SÃO JUDAS O DIABO QUERENDO POSSUIR O CORPO DE MOISÉS JÁ MORTO

    Carta de São Judas (1,9), Miguel disputou com o Diabo o corpo de Moisés

    Isso nos leva a crer que é da responsabilidade desse anjo tudo o que se relaciona com o mundo dos mortos:

    VEJA
    “Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda ”
    (Jud 1,9)

    As seitas protestantes são leigas nesse assunto

    Agora o que devemos entender em primeiro lugar é que todos os pecados causam danos a alma, porém nem todos os pecados resultam na mesma conseqüência, existem os pecados (Mortais) e os pecados (Não Mortais ou Veniais).

    VEJA A GRANDE PROVA BÍBLICA AQUI

    I João 5 – 16. Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não o conduza à morte, reze, e Deus lhe dará a vida; isto para aqueles que não pecam para a morte.

    Há pecado que é para morte; não digo que se reze por este.
    17. Toda iniqüidade é pecado, mas há pecado que não leva à morte.

    CONCLUINDO EXISTEM PECADOS MORTAIS E VENIAIS
    AGORA MUITAS SEITAS PROTESTANTES PREGAM QUE NÃO EXISTE PECADO GRANDE OU PEQUENO ESSE ENSINO É UMA HERESIA CHEIA DE BLASFÊMIA POR ISSO TOME MUITO CUIDADO

    VEJA

    “Quem me entregou a ti cometeu pecado maior”, disse Ele a Pilatos (Jo 19,11).

    Saibam que todos os pecados causam danos à alma, porém sabemos que nem todos os pecados levam a morte da alma
    (A morte da Alma é ser jogada no lago de fogo Apocalipse 20-14, ou seja, a separação eterna de Deus).

    VEJA NESSA PASSAGEM ONDE DIZ

    Passam os dias na alegria, e descem tranqüilamente à região dos mortos” (JÓ capítulo 21)

    AGORA VEJA NESSA PASSAGEM O QUE SÃO PAULO DIZ

    Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado até o terceiro céu. Se foi no corpo, não sei. Se fora do corpo, também não sei; Deus o sabe. 3. E sei que esse homem – se no corpo ou se fora do corpo, não sei; Deus o sabe – 4. foi arrebatado ao paraíso e lá ouviu palavras inefáveis, que não é permitido a um homem repetir” (II Coríntios capítulo 12)

    IRMÃOS AS SEITAS PROTESTANTES NEGAM O PURGÁTORIO INOCENTEMENTE
    PRIMEIRO AS SEITAS PROTESTANTES NÃO TEM HISTÓRIA E ARGUMENTOS

    E SEGUNDO RELIGIÃO SE DESCULTE AGORA PONTOS DE VISTA NÃO

    POR ISSO AS SEITAS PROTESTANTES NEGAM PELOS SEUS PONTOS DE VISTA

    VAI ALGUNS EXEMPLOS OS 7 LIVROS DA BÍBLIA QUE ELES TIRARAM DESCARADAMENTE
    OS APOSTÓLOS FAZEM REFERÊNCIAS DESSES LIVROS TIRADOS DA BÍBLIA PROTESTANTE

    AGORA IRMÃOS E IRMÃS CATÓLICAS

    VEJA

    NESSA PASSAGEM QUE MOSTRA CLARAMENTE QUE QUANDO MORREMOS NA FÉ
    A NOSSA ALMA VOLTA PARA DEUS
    VEJA

    Mas as almas dos justos estão na mão de Deus, e nenhum tormento os tocará.
    2. Aparentemente estão mortos aos olhos dos insensatos: seu desenlace é julgado como uma desgraça.

    3. E sua morte como uma destruição, quando na verdade estão na paz!
    4. Se aos olhos dos homens suportaram uma correção, a esperança deles era portadora de imortalidade” (Sabedoria capítulo 3)

    AQUI MOSTRA CLARAMENTE QUE QUANDO MORREMOS NÃO ADORMECEMOS
    QUEM PREGA O CONTRÁRIO É HEREGE

    VEJA MAS UMA GRANDE PROVA BÍBLICAMENTE

    Eles darão conta àquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos.
    6. Pois para isto foi o Evangelho pregado também aos mortos; para que, embora sejam condenados em sua humanidade de carne, vivam segundo Deus quanto ao espírito” (I Pedro capítulo

    NESSE VERSÍCULO VOCÊ O ESTUDANDO NOTA CLARAMENTE O QUE TODOS OS PADRES APOSTÓLICOS E PADRES DA IGREJA DOS 4 PRIMEIROS SÉCULOS ESCREVERAM
    AFIRMANDO QUE O PURGATÓRIO É REAL

    AGORA SOMENTE UM HOMEM LEGAVADO PELA BURRICE E PELO ENGANO O CONTESTA
    MAIS SE ELE DEIXAR DE LÊ FABULAS PROTESTANTES E FOR NA RAIZ ELE MUDA SUA TESE
    INDISCUTIVELMENTE

    VEJA O QUE JESUS DIZ

    Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena” (Mateus capítulo 10)

    E MAIS VEJA O QUE ELE DIZ NESSA OUTRA PASSAGEM BÍBLICA

    Se o teu olho for para ti ocasião de queda, arranca-o; melhor te é entrares com um olho de menos no Reino de Deus do que, tendo dois olhos, seres lançado à geena do fogo,
    onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga.

    AGORA REFORÇANDO A TESE

    VEJA NESSE VERSÍCULO ISAIS DIZENDO CLAMAMENTE

    QUE EXISTE UMA MORADA ONDE MUITOS DOS MORTOS FICAVAM
    VEJAM

    Subirei sobre as nuvens mais altas e me tornarei igual ao Altíssimo. 15. E, entretanto, eis que foste precipitado à morada dos mortos, ao mais profundo abismo” (Isaias capítulo 14)

    Vejam mais referências
    Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo;
    2 Pedro 2:4

    AGORA VEJAM NESSA OUTRA PASSAGEM MAIS UMA COMPROVAÇÃO DE QUE A MORADA DOS MORTOS NÃO É SIMBOLO

    MAIS POSSUI REALIDADE REAL

    VEJA

    A morte e a morada subterrânea foram lançadas no tanque de fogo.
    Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo;2 Pedro 2:4

    AGORA VEJA ESSA OUTRA PASSAGEM

    Fil. 02:10 – todo joelho se dobrará a Jesus, no céu, na terra, e “debaixo da terra” que é o reino dos justos mortos, ou o purgatório.

    IRMÃOS E IRMAS TODO JOELHO SE DOBRA AO NOME DE JESUS AGORA
    SE A MORADA DOS MORTOS FOSSE SIMBOLO SERIA APENAS TODO JOELHO SE DOBRE
    AO NOME DE JESUS NO CÉU NA TERRA E NO INFERNO

    E NÃO NA MORADA DOS MORTOS POIS A MORADA DOS MORTOS É SÓ UM SIMBOLO

    CLARO QUE NÃO A MORADA DOS MORTOS EXISTE CLARAMENTE E A BÍBLIA AFIRMA ESSA EXISTÊNCIA

    Irmão e irmãs católicas agora raciocinem com lógica
    E me diz seria jogado algo que não existe dentro do fogo?

    O ENGRAÇADO É QUE AINDA EXISTEM TANTAS SEITAS PROTESTANTES

    QUE CONTESTAM DESCARADAMENTE OU INOCENTEMENTO O PURGATÓRIO ISSO É UMA PIADA

    VEJA MAIS UMA PROVA INCONTESTÁVEL

    “E todo o que disser alguma palavra contra o Filho do Homem, lhe será perdoado; porém, o que a disser contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.” (S. Mateus, XII, 32).

    Nesse versículo Jesus supõe a possibilidade de haver um perdão na outra vida.

    E MAIS ESSA PASSAGEM TEM BASE E SUSTENTAÇÕES POIS NÃO É UM FATO ISOLADO

    Exemplo disso foi Jesus ter descido na prisão onde muitos espíritos estavam presos por desobediência a Noé

    VEJA
    “Pois também Cristo morreu uma vez pelos nossos pecados(…) padeceu a morte em sua carne, mas foi vivificado quanto ao espírito.

    É neste mesmo espírito que ele foi pregar aos espíritos que eram detidos na prisão,

    aqueles que outrora, nos dias de Noé, tinham sido rebeldes (…) Por isto foi o Evangelho pregado também aos mortos; para que, embora sejam condenados em sua humanidade de carne, vivam segundo Deus quanto ao espírito.” ( I Pe 3, 18-19 ; 4, 6 )

    EU FICO IMAGINANDO A BÍBLIA FALA DA EXISTÊNCIA DO CÉU INFERNO PARAISO MORADA DOS MORTOS SEIO DE ABRÃO ABISMO PROFUNDOS E DE UMA PRISÃO

    AÍ EU ME PERGUNTO POR QUE AINDA AS SEITAS PROTESTANTES QUEREM CONTESTAR

    ISSO É RIDÍCULO

    AGORA AQUI NESSE OUTRO VERSÍCULO VEJA MAIS UMA GRANDE PROVA DE EXISTIR PECADOS LEVES E PECADOS GRANDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS
    POIS JESUS MORREU NA CRUZ PELA DESOBEDIÊNCIA DE ADÃO E EVA

    E NOS RECONCILIOU COM DEUS

    MAIS SE CONTINUARMOS A PECAR TEREMOS UMA GRANDE DIVIDA CASO NÃO ARREPENDERMOS DE CORPO E ALMA

    VEJA

    (Hebreus 6: 4-6)

    “Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.”

    IRMÃOS E IRMÃS CATÓLICOS TEMOS QUE TOMAR MUITO CUIDADO COM NOSSAS ATITUDES
    POIS NÃO PODEMOS TENTAR JAMAIS A BONDADE E MISERICORDIA DE DEUS

    POR QUE TODOS OS PECADOS POSSUEM AS SUAS CONSEQUÊNCIAS

    AGORA NESSA PASSAGEM QUE EU VOU MOSTRAR
    JESUS DIZENDO CLARAMENTE EM PARABÓLAS
    A EXISTENCIA DO PURGATÓRIO
    OU SE VC PREFERIR A ESPIAÇÃO PELO PECADO NÃO ARREPENDIDO

    VEJA

    O senhor se irritou e mandou entregar aquele servo aos carrascos, ATÉ QUE PAGASSE toda a sua dívida.
    É ASSIM que o meu Pai que está nos céus FARÁ convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão.” Mateus 18: 34-35

    Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto ele caminha contigo para o tribunal.

    Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão.

    Em verdade, te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo. Mateus 5:25-26

    IRMÃOS E IRMÃS CATÓLICAS

    Aqui em ambas passagens vemos uma referência implícita ao lugar de expiação o qual a Igreja chama Purgatório.

    Enquanto estamos à caminho do tribunal, uma alusão ao julgamento individual depois da morte, somos obrigados a nos reconciliar, pois adversário ( Satanás, o acusador) nos condenará diante do Juiz (Cristo Nosso Senhor)

    Que por sua vez nos fará justiça, e seremos jogados na prisão (purgatório), até que nossas dívidas (cada pecado cometido e não expiado) sejam pagas.

    Essas passagens são referências ao purgatório e não ao inferno, como alguns alegam,
    pois afirmam que uma vez que as dívidas são pagas, o devedor ( pecador) sairá da prisão.

    Como sabemos, uma vez condenado, ninguém sai do inferno.
    Enquanto as almas do purgatório, uma vez purificadas, ascendem ao céu.

    NESSE VERSÍCULO

    Nosso Senhor se refere à vida futura.
    Vou da um exemplo

    VOCÊ PODERIA ATÉ ODIAR SEU IRMÃO OU SEJA QUEM FOR
    QUE VOCÊ NUNCA IRIA SER PRESO POR ISSO AQUI NA TERRA
    A NÃO SER QUE VOCÊ O MATE OU O AGRIDE

    CASO CONTRÁRIO SEJA QUAL FOR ESSE SEU ÓDIO
    PELO SEU IRMÃOS SE ELE FICAR SÓ GUARDADO COMO VOCÊ
    TU NUNCA IRIA SER PRESO POR ISSO

    RESUMINDO O QUE JESUS QUIZ DIZER NESSA PASSAGEM
    É PARA TODOS NÓS IRMÃOS FAZERMOS AS PAZES UM COM OS OUTROS
    E NOS PERDOARMOS MUTUAMENTE

    POIS SE UM DIA CASO CONTRÁRIO
    SE UM IRMÃO MORRER COM ESSE ODIO NO SEU CORAÇÃO
    COM CERTEZA ELE VAI COMPARER DIANTE DO TRIBUNAL ONDE O JUIZ É DEUS

    QUE TI PEDIRÁS CONTA DE TUDO NA SUA VIDA
    E TAMBÉM O POR QUE DO ÓDIO CONTRA O SEU SEMELHANTE

    Irmãos e irmãs católicas nas Sagradas Escrituras há muitos textos que mostram claramente, que embora nossos pecados possam ser perdoados, Deus ainda impõe-nos a obrigação de sofrer neste mundo duros trabalhos temporais ou no próximo através das chamas do Purgatório.

    Veja

    o que aconteceu com Adão. Porque ele se arrependeu logo depois de ter cometido o pecado original,

    Deus garantiu a ele que o havia perdoado, mas ainda assim
    Ele o condenou a passar nove séculos sobre esta terra fazendo penitência.
    Penitências que ultrapassam qualquer coisa que possamos imaginar:…maldita seja a terra por tua causa.

    Tirarás dela com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de sua vida.
    Ela te produzirá espinhos e tu comerás a erva da terra.
    Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que fostes tirado; porque és pó, e em pó te hás de tornar…(Gênesis 3.17)”

    E MAIS

    Davi ordenou, contrariando a vontade de Deus, que se fizesse o recenseamento de Israel
    Atingido pelo remorso de consciência, ele reconheceu o seu pecado, atirou-se ao chão suplicando ao Senhor que o perdoasse.

    Conseqüentemente, Deus tocado pelo seu arrependimento, o perdoou.
    Mas apesar disso, Ele enviou Gad para dizer a Davi que ele teria que escolher entre 3 tipos de punições que Ele havia preparado para Davi reparar pelo seu pecado:

    A peste,a fome ou a guerra. Davi então respondeu: Ah! Caia eu nas mãos do Senhor, porque imensa é a sua misericórdia; mas que eu não caia nas mãos do homem…(I Crônicas 21).

    Ele escolheu a peste e esta durou apenas 3 dias mas matou 7 mil pessoas de seu povo.
    Se o Senhor não tivesse detido a mão do Anjo que estava estendida sobre Israel, Jerusalém inteira teria ficado despovoada!

    Davi ao ver todo o mal causado pelo seu pecado, implorou a graça de Deus pedindo que Deus punisse apenas ele mesmo, mas que poupasse o seu povo que era inocente.

    IRMÃOS NESSE PEQUENO ESTUDO FICA CLARÍSSIMO
    QUE TODOS OS PECADOS PUSSUEM AS SUAS CONSEQUÊNCIAS

    POR ISSO É CLARO E EXISTENTE BIBLICAMENTE AS PALAVRAS PURGAÇÃO E ESPIAÇÃO NA QUAL A IGREJA CHAMA DE PURGATÓRIO

  2. A doutrina da existência do purgatório anula a obra expiatória de Cristo na cruz do calvário! Ainda bem que vou pro céu direto, pelos méritos de Cristo!

    • Wanderlei de onde você tirou essa piada
      Você diz que o purgatório anula a obra expiatória de Cristo na cruz do calvário!

      vai estudar cara isso é uma piada

  3. O purgatório

    Há algum tempo ficava imaginando o motivo de a Igreja Católica fugir do real ensino das Escrituras Sagradas. Passou-me pela cabeça a possibilidade de falta de temor, já que eles conhecem a palavra, e até a de não acreditar no que está escrito. É impossível se pregar a palavra de Deus sem o uso da Bíblia. Hoje sei que o que desconfiava sobre o não acreditar na palavra era a real fonte de tanta desobediência à Deus.
    Acompanhado ao que está escrito aqui, colocarei também um comentário que fiz sobre o livro Orixás, Caboclos e Guias: Deuses ou Demônios? Do Bispo Edir Macedo. Acho que o momento é oportuno, visto que tal seita (ensinamentos contrários às Escrituras Sagradas) está levando muitas almas para o inferno a não está nem aí. Convido também aos interessados a acessarem o site http://www.pazevida.org.br , irem ao link mensagens baixar a que fala de um assunto interessante a esse respeito:

    1) A igreja Católica Admitiu

    Os católicos declaram, pela autoridade de sua igreja, que todos os eleitos futuros, exceto os notáveis “santos” e mártires, devem passar pelo purgatório (antes uma condição que um lugar), que irá purificá-los rejuvenecê-los, torná-los imortais e prepará-los para a entrada no céu. Essa doutrina não tem base bíblica. Agostinho introduziu a idéia no século IV, mas a palavra “purgatório” não foi usada senão depois do século XII e a doutrina não foi completamente posta em prática até o Concílio de Trento, no século XVI.
    Alguns católicos especulam que o purgatório está mais perto do céu do que do inferno. Outros consideram o fogo literal, com chamas que metem medo, sempre intensificadas, mas isto “não faz parte dos pronunciamentos dogmáticos da Igreja”, embora a Igreja Romana tenha permitido, e ainda permita a circulação de tais ensinamentos. outros ainda espiritualizam o fogo ou combinam com água, como se fosse uma espécie de sauna espiritual. Assim sendo, afirmam que o purgatório “não é um estado de horror e miséria, mas traz “uma nota de confiança e alegria” e “um elemento de doçura e esperança, ainda que o sofrimento seja real”. Entretanto o sofrimento pode ser intenso para alguns, mas “pode ser que muitas almas passem por esa purificação como que através de uma brisa primaveral”

    Na verdade nem os descretes têm uma segunda chance de salvação depois da morte: Lucas 16:19 a 31; Hb 9:27
    Na morte, o destino de uma pessoa é fixado: Mateus 13:42; mateus 24:51

    comentário que fiz sobre o livro Orixás, Caboclos e Guias: Deuses ou Demônios? Do Bispo Edir Macedo.

    Excelente leitura. Estava faltando uma leitura completa como esta porque existem pessoas que acreditam ainda que Satanás se apesenta com um tridente e com chifres, lógico que não!!! Ele se apresenta de forma agradável aos olhos e aos gostos. Por exemplo: por trás das inofensivas imagens católicas descubrimos que quem recebe as adorações são os demônios. Geralmente um católico invoca logo a Arca da Aliança e os Querubins que Deus manda fazer para justificar os ídolos de católicos.
    Tanto a Arca da Aliança como os Querubins pertenciam ao trono de Deus, era o local da presença invisível de Deus e isso é explicado na própria Bíblia Católica ( Bíblia de Jerusalém). Deus não mandou fazer os Querubins e a Arca para que os seres humanos os adorassem. A única coisa que falta ao católico é parar de ficar fazendo orações repetitivas e ler a bíblia, porque o próprio Deus diz que não é surdo para que não possa ouvir. Foi assim que Lutero observou que estava sendo enganado por religião, ensino humano e não de Deus.
    Isaías 59: 1 Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir
    Os Querubins eram Esfinges Aladas que flanqueavam o trono de Deus. (flanquear significa aqui resguardar os lados. No desenho da Arca vemos justamente os Querubins dispostos na mesmas posições: um de cada lado da Arca)
    Gênesis 3:24 E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.

    Quando Bispo Macedo escreve um livro como este a intenção dele não fazer discórdia contra nenhuma religião. Vale lembrar que Deus não deixou religião, religião é é doutrina humana e todas são baseadas num livro único: a Bíblia. dizer que acredita em doutrinas saídas da Bíblia e não acreditar no que está escrito nela é dizer que o diabo é mais poderoso do que Deus, Porque está escrito: Gálatas 1:8 “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema”. A briga na verdade é contra os poderes das trevas. É que nós, seres humanos, só conseguimos acreditar no que vemos e o que as pessoas conseguem enxergar é o Bispo brigando com a mãe de santo ou o pai de santo e todos os espíritas. Isso não é verdade!!
    João 3:18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

    Quando uma obra desta é escrita, mesmo sabendo que muitos não entenderão o verdadeiro propósito, devemos admirar a coragem. O Bispo Macedo está apenas cumprindo uma ordem de Deus:

    Jesus manda ir por todo o mundo e pregar o evangelho à toda a criatura. Isto é uma ordem de Deus. Quem não faz isso está fora da salvação. Marcos 16:15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. É um grande engano as pessoas pensarem que todos são filhos de Deus. João 1:12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; De acordo com o próprio Deus somente é filho dEle quem aceita a Jesus.

    A palvra de Deus tem que ser anunciada, cabe à pessoa que ouve crer ou não. Quando a pessoa não acredita na pregação, aí já é com ela e Deus porque o homem não pode converter ninguém. A nossa função é apenas a de pregar o Evangelho. A própria palavra de Deus diz:
    João 3:18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

    Mateus 12:32 Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir.

    As vezes o Espírito de Deus tenta falar com a pessoa, mas ela endurece o coração e não dá a mínima, porque imagina que as palavras proferidas por um homem, pregador do evangelho, vêm dele e não sabe que está rejeitando o Espírito de Deus. Um dia isso será cobrado e quem já ao menos foi chamado para ouvir evangelho e não deu crédito será lembrado.

    Que Deus esteja com todos.
    _________________
    Renato de Carvalho.

    • Parece que o Renato não entendeu ou está com má vontade para deturpar uma verdade clara: por quê nção prestou atenção em Mt. 5,25-26? você deturpou propositadamente e de forma totalmente invertida;não prestou aternção em I Cor.3,12-15 por quÊ? Releia os dois trechos novamente.Preste mais atenção ou você quer deturpar propositadamente outra vez.Mt. 25, 41 por quê não prestou atenção neste trecho? Ap. 21,27 deturpou este trecho outra vez de forma proposital por quê ?Leia também: 2Mc.12,46 – segundo livro de Judas Macabeu: ” Eis por que ele ( Judas Macbeu ) mandou oferecer esse sacrifício expiatório pelos que haviam morrido, a fim de que fossem absolvidos do seu pecado.”O que aconteceu que você não prestou atenção? Agora, você vem falar da seita do Edir Macedo que é um grande vigarista e pilantra?Quem ofende o Espírito Santo de Deus não terá perdão dos pecados nem nesta vida e nem na outra.

    • Renato, gostaria que esquecesse as religião é desse sua opinião sobre a adoração e idolatria que acontece com os símbolos futebolísticos em nosso país. Pais compram camisas com símbolos para que seus filhos usem ao nascer. Ensinam a ofender o próximo em nome deste símbolo. O adoram e idolatram sem amor ao próximo. E medíocre achar que a adoração acontece deste de uma religião, quando acontece dentro as casas dos cristão e com seu consentimento.

    • RENATO QUANTA BESTEIRAS VOCÊ DIZ DE ONDE VOCÊ TIROU ISSO
      E AINDA TEM A CARA DE PAU E A OUSADIA DE COLOCAR O NOME DE UM PASTOR HEREGE KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      CARA ESSAS SUAS PIADAS SÓ CAEM E COLAM NOS INOCENTES E NOS LEIGOS MAS ISSO VAI ACABAR EU TI GARANTO O POVO ESTÁ CONHECENDO A PATRÍSTICA O POVO ESTÁ OBTENDO MAIS INFORÇÕES A ESSE RESPEITO CAI NA REAL PARE DE PREGAR HERESIAS E SOFISMAS
      NENHUM PROTESTANTE TEM AUTORIDADE PRA FUNDAR UMA IGREJA
      SUAS TEORIAS SÃO TÃO HERETICAS CONRADITÓRIAS E NUAS QUE NO MEIO DO PRÓPRIO PROTESTANTISMO EXISTE UMA SEPARAÇÃO E UMA ESCURIDÃO ENORME COMO TA CONTAMINADO PELA LEVAGEM CEREBRAL DE ESCRITOS DE HERESES VAI FUNDO HERESE VOCÊ ESTÁ CHEGANDO NO ABISMO DA BURRICE QUE ESTÁ SÓ TI LEVANDO PARA PERDIÇÃO

    • RENATO VOCÊ ATÉ AGORA SÓ ME DEMONSTROU SER TÃO CONTRADITÓRIO TÃO IGNORANTE É TÃO INOCENTE NAS QUESTÕES QUE GIRA EM TORNO DA TEOLOGIA DA PATRÍSTICA DA HERMENÊUTICA DA EXEGESE DA APOLOGÉTICA E SE SOBRE TESTEMUNHOS DOCUMENTOS IGREJA CATÓLICA PAPAS E PADRES DA IGREJA

      QUE EXEMPLOS MEU CARO RENATO DE CARVALHO EU VOU LHE DA VÁRIOS

      VAMOS LÁ

      PRIMEIRO RENATO DE CARVALHO VOCÊ ERRADAMENTE ME DIZ QUE O PAPADO É DIABÓLICO E QUE NÃO É BÍBLICO E QUE JESUS CRISTO JAMAIS QUIS FUNDAR UMA IGREJA

      VAMOS LÁ RENATO DE CARVALHO EU VOU TI MOSTRAR E VOU TI DESMASCARAR MAS UMA VEZ E IREI TI MOSTRAR AQUI QUE O QUE VOCÊ FALA É BLASFÊMIA E PONTOS DE VISTA QUE VOCÊ APRENDEU A TER AO LÊ LIVROS DE HISTORIADORES PROTESTANTES AMERICANOS QUE FICARAM MILIONÁRIOS NAS CUSTAS DE PESSOAS LEIGAS E CARENTES QUE PROCURAM VIVER UMA VIDA A PROCURA DE RESPOSTAS E DE PESSOAS NEOLIBERALISTAS QUE PROCURAM VIVER UMA VIDA DE ACORDO COM SEUS DESEJOS E SEUS PONTOS DE VISTA

      VAMOS LÁ

      ME RESPONDAS RENATO DE CARVALHO OS LEITORES DO SITE LEPANTO TAMBÉM ESTÃO ESPERANDO SUAS RESPOSTAS POIS ATÉ AGORA VOCÊ NÃO ME DEMOSTROU NADA E SÓ SE COMPLICA AINDA MAIS POIS EM TODAS AULAS DE TEOLOGIA QUE VOCÊ LEVOU ATÉ AGORA VOCÊ SÓ RESPONDEU FORA DO CONTEXTO CRITICOU FALOU CONTRA MAIS NÃO ME DEMONSTROU PROVAS DOCUMENTOS COISAS CONVINCENTES NADA NADA
      POIS AS COISAS QUE VOCÊ FALOU E MOSTROU ATÉ AGORA RENATO DE CARVALHO
      PASSARAM LONGE DO DITO POIS FORAM MERAS FALSIFICAÇÕES BARATAS QUE SÓ ILUDE MESMO QUEM NÃO PROCURA A VERDADE E PREFERE VIVER A VIDA NA MENTIRA

      POR ISSO VOU TI DA MAIS UMA CHANCE POBRE HEREGE

      VAMOS LÁ RENATO DE CARVALHO EU TI DESAFIO A UMA VERDADEIRA AULA DE PATRÍSTICA E APOLOGÉTICA QUE SEGURAMENTE TI GARANTO QUE VOCÊ NÃO VAI ME RESPONDER BIBLICAMENTE E MUITO MENOS HISTORICAMENTE E VAI CORRER OU SE PERDER OU VAI USAR DE OUTROS NOMES COMO FAZ TODO PASTOR E HISTORIADOR PROTESTANTE COVARDE

      MAS VAMOS LÁ

      PRIMEIRO RENATO DE CARVALHO VOCÊ ME DIZ QUE O PAPADO NÃO É BÍBLICO
      ME RESPONDAS ENTÃO MAIS AS RESPOSTAS TEM QUE TER FONTE HISTÓRICA DE TESTEMUNHAS OCULARES DA ÉPOCA E TAMBÉM QUERO LIVROS E NOMES DE BISPOS E DE PADRES DA IGREJA DA ÉPOCA QUE DIZEM O CONTRÁRIO NESSES TRÊS PRIMEIROS SÉCULOS DA ERA CRISTÃ

      E MAIS RENATO DE CARVALHO APRENDA UMA COISA
      QUE LIVROS DE HISTÓRIAS NÃO SÃO FONTES MEU CARO AMIGO CULTO

      SAIBAS RENATO DE CARVALHO QUE OS LIVROS DE HISTÓRIAS SÃO OBRIGADOS A NOS FORNECER UMA FONTE CONFIÁVEL E VERÍDICA O QUE NEM SEMPRE ACONTECE POIS A MAIORIA DESSES LIVROS DE ENCICLOPÉDIAS FORAM BASEADOS NAS FÁBULAS DO PROTESTANTISMO AMERICA PARA DIFAMAR E SE CRESCER AS CUSTAS DAS PESSOAS DESINFORMADAS

      RENATO DE CARVALHO

      APRENDA ALMENOS ISSO

      VAMOS LÁ RENATO DE CARVALHO VOCÊ ME DIZ QUE O PAPA NÃO É BÍBLICO E QUE JESUS CRISTO NÃO FUNDOU A IGREJA CATÓLICA E QUE TUDO ISSO FOI INVENTADO POR CONSTANTINO

      ME RESPONDAS ENTÃO RENATO DE CARVALHO SE O PAPA NÃO É BÍBLICO?
      COMO VOCÊ INOCENTEMENTE DIZ

      ENTÃO RENATO DE CARVALHO ME RESPONDAS ESSAS PERGUNTAS POR QUE
      DENTRO DA BÍBLIA TEMOS O NOME DE 3 PAPAS?

      E OS NOMES DELES SE CHAMAM SÃO PEDRO SÃO LINO E SÃO CLEMENTE ROMANO
      E ESSE PAPA DE NOME SÃO CLEMENTE ROMANO NASCIDO NO ANO 30 DA ERA CRISTÃ
      AINDA ESCREVEU UMA OBRA QUE FALA DA IGREJA CATÓLICA E NESSA MESMA OBRA ELE DIZ QUE SÃO PEDRO FOI O PRIMEIRO PAPA DE ROMA

      E NESSA MESMA OBRA ELE EXORTA A COMUNIDADE PARA RECEBEREM OS BISPOS DA IGREJA E AINDA ESSE MESMO PAPA SÃO CLEMENTE ROMANO TEM 2 CARTAS EM CORINTIOS DENTRO DA BÍBLIA

      E MAIS RENATO DE CARVALHO ESSE QUARTO PAPA DA IGREJA CATÓLICA DE NOME SÃO CLEMENTE ROMANO AINDA É CITADO EM FILIPENSES PELO APÓSTOLO SÃO PAULO

      RENATO DE CARVALHO EU VOU TI DA UMA LUZ SAIBAS QUE
      ALGUNS HISTORIADORES PROTESTES AFIRMAM QUE SÃO PAULO FALAVA DE OUTRO SÃO CLEMENTE MAS NÃO COLA NÉ POIS ISSO É PURA LOROTA POIS SÃO PAULO ESTAVA EM ROMA NESSA ÉPOCA

      E TAMBÉM NÃO EXISTE HISTORICAMENTE OUTRO NOME DE SÃO CLEMENTE NESSE PERÍODO E MAIS SOBRE ISSO TODOS OS BISPOS E PADRES DA IGREJA DA ÉPOCA TESTIFICAM E CONFIRMAM

      E MAIS RENATO DE CARVALHO A IGREJA CATÓLICA POSSUI O SEU CATÁLOGO DO PRIMEIRO SEGUNDO E TERCEIRO SÉCULO DA ERA CRISTÃ PARA CONFIRMAR ESSAS VERDADES

      E MAIS RENATO DE CARVALHO O SEGUNDO PAPA DA IGREJA CATÓLICA DE NOME SÃO LINO É CITADO PELO APÓSTOLO SÃO PAULO NAS SAUDAÇÕES FINAIS

      E SOBRE ISSO TAMBÉM É A MESMA COISA EXISTEM LIVROS CARTAS E EPÍSTOLAS DE PADRES DA IGREJA E DE BISPOS DA IGREJA DO PRIMEIRO E SEGUNDO SÉCULO QUE AS TESTIFICAM

      E MAIS RENATO DE CARVALHO EU QUERO QUE VOCÊ
      ME RESPONDAS POIS DENTRO DA BÍBLIA TEM MILHARES DE PASSAGENS QUE FALAM PARA OBEDECER AOS BISPOS PRESBÍTEROS E DIÁCONOS DA IGREJA

      AÍ VOCÊ INOCENTEMENTE ME DIZ QUE ESSA IGREJA NÃO É A CATÓLICA

      QUAL É ESSA IGREJA ENTÃO RENATO DE CARVALHO? A PROTESTANTE QUE NÃO ERA

      E NÃO ME VENHA FALAR QUE IGREJA É REUNIÃO DOS POVOS

      ISSO SÓ EXISTE PARA VOCÊS PROTESTANTES HEREGES QUE DIZ ISSO PARA JUSTIFICAR E CRIAR SUAS CEITAS MAS SAIBAS RENATO DE CARVALHO QUE ESSA IGREJA EXISTE E ELA SE CHAMA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

      POR ISSO RENATO DE CARVALHO EU QUERO QUE VOCÊ ME EXPLIQUE O POR QUE DISSO

      HEREGE SAIBAS QUE DESDE O PRIMEIRO SÉCULO JÁ EXISTEM MALHARES DE PROVAS E REGISTROS QUE MOSTRAM INCONTESTAVELMENTE QUE JÁ EXISTIA A IGREJA CATÓLICA COM SEUS BISPOS PRESBÍTEROS DIÁCONOS PELO MUNDO AFORA

      E MAIS RENATO DE CARVALHO
      OS PADRES DA IGREJA A ARQUEOLOGIA E A GEOLOGIA E TODA UMA HISTÓRIA DEMONSTRA SER A IGREJA CATÓLICA A IGREJA FUNDADA POR JESUS CRISTO

      TODOS OS PADRES DA IGREJA PREGOU ISSO COM AMOR PRAZER FELICIDADE E CONTENTO

      AGORA SE VOCÊ É CONTRA TUDO ISSO RENATO DE CARVALHO POR FAVOR ME MOSTRE PROVAS TESTEMUNHAS OCULARES FONTE HISTÓRICA DOCUMENTOS OBRAS E ESCRITOS DE AUTORES E PADRES DA IGREJA DA ÉPOCA QUE CONTESTE ISSO

      AMIGO RENATO DE CARVALHO ?

      OLHA EU RECOMENDO A VOCÊ A LÊ UMA OBRA DE UNS DOS MAIORES HISTORIADORES DA HUMANIDADE ANOTE AÍ O NOME E A OBRA DESSE ESCRITOR RENATO DE CARVALHO

      ELE SE CHAMA EUSÉBIO DE CESAREIA ELE NASCEU NO ANO 265 DA ERA CRISTÃ

      RENATO DE CARVALHO OLHA ESSA OBRA DE NOME HISTÓRIA ECLESIÁSTICA
      TEM MAIS OU MENOS 5000 MIL PAGINAS

      NELA ELE FALA DO NOME DOS BISPOS QUE PERTENCIAM A IGREJA CATÓLICA
      ELE TAMBÉM FALA DAS OBRAS CARTAS E EPÍSTOLAS DOS PADRES DA IGREJA DOS DOIS PRIMEIRO SÉCULO

      RENATO DE CARVALHO APRENDAS UMA COISA A IGREJA NASCEU CATÓLICA

      OLHE AÍ O QUE SÃO PAULO FALA CONFIRMANDO UMA IGREJA ONDE TEM PRESBÍTEROS BISPOS DIÁCONOS ANCIÕES ALí ESTÁ A IGREJA CATÓLICA

      VEJA ALGUMAS REFERENCIAS BÍBLICAS RENATO DE CARVALHO SOBRE OS BISPOS DA IGREJA

      (I Timóteo 5,17)

      Os PRESBÍTEROS que desempenham bem o encargo de presidir sejam honrados com dupla remuneração, principalmente os que trabalham na pregação e no ensino.

      O QUE VOCÊ ME DIZ DISSO RENATO DE CARVALHO E TEM MAIS

      VEJA

      Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e Diaconos. Filipenses 1:1.

      QUEM SÃO ESSES BISPOS E DIÁCONOS RENATO DE CARVALHO UM PROTESTANTE QUE NÃO ERA

      VEJA MAIS PROVAS RENATO DE CARVALHO

      (Tito 1,7)

      Porquanto é mister que o bispo seja irrepreensível, como administrador que é posto por Deus. Não arrogante, nem colérico, nem intemperante, nem violento, nem cobiçoso.

      AMIGO DESDE O PRIMEIRO SÉCULO A IGREJA JÁ TINHAM OS SEUS BISPOS ISSO É ORDEM DE DEUS ISSO É BÍBLICO HEREGE VEJA MAIS PROVAS

      (I Timóteo 3,1)

      Eis uma coisa certa: quem aspira ao episcopado, saiba que está desejando uma função sublime.

      ME DIGA DE ONDE É ESSA FUNÇÃO E EPISCOPADO RENATO DE CARVALHO OS ESCRITOS E CATÁLOGOS DIZEM QUE É DA IGREJA E VOCÊ?

      VEJAM MAIS PROVAS RENATO DE CARVALHO DA IGREJA CATÓLICA

      Ora, rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, presidem sobre vós no Senhor e vos admoestam. 1 Tessalonicenses 5:12.

      ISSO É BÍBLICO MEU CARO ESTUDE A PATRÍSTICA E SE CONVERTA A VERDADEIRA IGREJA

      VEJA MAIS PROVAS CLARÍSSIMAS EUCLIDES RENATO DE CARVALHO

      VEJA

      Pois é necessário que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro de Deus, não soberbo, nem irascível, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância. Tito 1:7.

      VEJAM MAIS RENATO DE CARVALHO

      VEJA QUE A SOLA SCRIPTURA NUNCA EXISTIU O LIVRE EXAME DA BÍBLIA FOI UM JOGO DE MARKETING DE LUTERO

      VEJA

      HEREGE A PROVA ESTÁ AQUI

      Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. Hebreus 13:17.

      AGORA

      ME RESPONDAS RENATO DE CARVALHO VOCÊ ME DIZ QUE JESUS CRISTO NÃO FUNDOU UMA IGREJA MAS POR QUE ENTÃO OS PADRES APOSTÓLICOS E OS PADRES DA IGREJA DO PRIMEIRO E SÉCULO SÉCULO PREGAM A IGREJA CATÓLICA COMO SENDO A IGREJA FUNDADA POR JESUS CRISTO?

      E POR QUE DENTRO DA PRÓPRIA BÍBLIA TEMOS O NOME DE TRÊS PAPAS
      QUE CONFIRMAM ISSO E TESTIFICAM ESSAS VERDADES

      E MAIS RENATO DE CARVALHO POR QUE OS PADRES DA IGREJA E OS PADRES APOSTÓLICOS E TODOS MÁRTIRES AO MORRER PROCLAMAVAM A IGREJA E MESMO OS PADRES DA IGREJA EM SUAS CARTAS EPÍSTOLAS E LIVROS FALAVAM DE UMA SÓ IGREJA DE NOME CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA CONSTRUÍDA POR JESUS CRISTO

      ME RESPONDAS RENATO DE CARVALHO POR QUE TODOS OS PADRES DA IGREJA SÃO UNANIMES EM PROCLAMAR A IGREJA CATÓLICA COMO A IGREJA DE JESUS CRISTO SENDO SÃO PEDRO O PRIMEIRO PAPA

      SE VOCÊ CONTESTA ISSO RENATO DE CARVALHO EU DESAFIO VOCÊ A ME FALAR APENAS UM NOME DE UMA PESSOA QUE FUNDOU A IGREJA CATÓLICA HEREGE

      OLHA SE VOCÊ DIZER QUE FOI CONSTANTINO MUITOS VÃO ACHAR QUE VOCÊ TEM ATROFIA CEREBRAL POIS MUITO ANTES DE CONSTANTINO TER NASCIDO RENATO DE CARVALHO A IGREJA CATÓLICA JÁ EXISTIA SE VOCÊ QUISER EU TI DOU UMA LISTA DE MAIS DE 50 NOMES DE PADRES DA IGREJA E BISPOS ESCRITORES SOMENTE DOS DOIS PRIMEIRO SÉCULO MUITO ANTES DE CONSTANTINO TER NASCIDO

      SE VOCÊ QUISER RENATO DE CARVALHO EU TI DOU UMA VASTA LISTA DE OBRAS E ESCRITOS DE PADRES DA IGREJA E DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS MUITO ANTES DE CONSTANTINO TER NASCIDO E QUE TODOS SÃO UNANIMES EM PROCLAMAR A IGREJA CATÓLICA

      OLHA RENATO DE CARVALHO SE JESUS CRISTO NÃO FUNDOU UMA IGREJA POR QUE ELE DIZ ISSO A SÃO PEDRO?

      “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

      ME DIGA RENATO DE CARVALHO VOCÊS FALAM QUE JESUS SE REFERIA A UMA PEDRA
      E NÃO A UMA IGREJA?

      ME RESPONDAS ENTÃO RENATO DE CARVALHO

      POR QUE TODOS OS PADRES DA IGREJA
      SÃO UNANIMES EM DIZER QUE JESUS SE REFERIA A SUA IGREJA QUANDO DIZ PARA SÃO PEDRO TU ÉS PEDRO E SOBRE ESSA PEDRA EU FAREI A MINHA IGREJA

      ME RESPONDAS POR QUÊ DISSO RENATO DE CARVALHO

      SAIBAS QUE ESSA CONTESTAÇÃO DE QUE SÃO PEDRO NÃO FOI PAPA SÓ VEIO DEPOIS DE LUTERO TER SE REVOLTADO CONTRA A IGREJA CATÓLICA?

      E DE LÁ PRA CÁ O QUE SE TEM MAS NO MEIO PROTESTANTE É HISTÓRIAS FRACAS FALSIFICADAS E INVENTADAS PARA GANHAR FIEIS NA BASE DA MENTIRA

      ME RESPONDAS RENATO DE CARVALHO

      POR QUE A BÍBLIA MOSTRA CLARAMENTE A IGREJA CATÓLICA MOSTRA OS BISPOS MOSTRA QUE JESUS FUNDOU UMA IGREJA E SÓ VOCÊS PROTESTANTES QUE NÃO TEM NEM MESMO 500 ANOS A CONTESTA?

      ME RESPONDAS RENATO DE CARVALHO

      EU QUERO FONTE HISTÓRICA TESTEMUNHAS OCULARES E VERÍDICAS DE NOMES DE PADRES DA IGREJA QUE DUVIDOU DESSA GRANDIOSIDADE MEU CARO HEREGE

      VAMOS LÁ RENATO DE CARVALHO

      ME RESPONDAS ISSO MAIS EU QUERO FONTE HISTÓRICA TESTEMUNHAS OCULARES DA ÉPOCA EU QUERO NOMES E REGISTROS OBRAS E BIOGRAFIAS DE NOMES DE AUTORES DA ÉPOCA QUE DIZ O CONTRÁRIO EU ESTOU ESPERANDO

      ME DIGA RENATO DE CARVALHO

      QUE ISSO NÃO É ESTRANHO POIS SE JESUS CRISTO NÃO FUNDOU NENHUMA IGREJA
      ENTÃO A PRÓPRIA BÍBLIA ENTRARIA EM CONTRADIÇÃO VOCÊ NÃO ACHA?
      POIS ELA MESMA AFIRMA ESSA IGREJA E ISSO É TÃO CLARO E TÃO NÍTIDO RENATO DE CARVALHO POIS A PRÓPRIA BÍBLIA DIZ QUE JESUS CRISTO FUNDOU SUA IGREJA

      QUE PROVAS MAS CLARAS DO QUE ESSA RENATO DE CARVALHO

      EU TI DOU VEJA

      VEJA

      Hebreus 12-23 à universal assembléia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;

      Assembléia = Igreja

      Universal = Católica

      A Igreja Católica (o termo “católico”, derivado da palavra grega: καθολικός (katholikos), significa “universal” ou “geral”),

      AGORA OLHE JESUS RENATO DE CARVALHO FALANDO DE FUNDAR A SUA IGREJA SOBRE PEDRO

      VEJA

      “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

      OLHA MAIS PROVAS CLARAS RENATO DE CARVALHO

      DE JESUS CRISTO TER FUNDADO A SUA IGREJA

      VEJA

      Jesus realmente prometeu que o Espírito Santo estaria com Sua Igreja e a ensinaria para sempre (cf. João 14,16-17)!

      OLHA O QUE SÃO PAULO DIZ RENATO DE CARVALHO QUE MAIS PROVAS DO QUE ISSO

      Só a verdade liberta e a Igreja é coluna e firmeza da verdade (1Timóteo
      3,15)

      VEJA ESSA OUTRA PASSAGEM BÍBLICA RENATO DE CARVALHO

      SE VOCÊ NÃO ACEITA ISSO É POR BURRICE OU IGNORÂNCIA E PELOS SEUS ESTUDOS DISTORCIDOS QUE VOCÊ APRENDEU DOS HEREGES

      VEJA COMO É TÃO NÍTIDO E TÃO CLARO A EXISTÊNCIA DA IGREJA

      VEJA

      Deste modo, a razão da própria existência da Igreja está em ser um instrumento de santificação dos homens: “Santifico-me por eles para que também eles sejam santificados pela verdade” (Jo 17,19)

      RENATO DE CARVALHO AGORA OLHA O QUE SÃO PAULO FALA
      VOCÊ QUE PROVAS MAIS CLARAS DO QUE ESSA MEU CARO IRMÃO HEREGE

      VEJA

      “Eu me tornei servo deste Evangelho em virtude da graça que me foi dada pela onipotente ação divina. A mim, o mais insignificante dentre todos os santos, coube-me a graça de anunciar entre os pagãos a inexplorável riqueza de Cristo, e a todos manifestar o desígnio salvador de Deus, mistério oculto desde a eternidade em Deus, que tudo criou. Assim, de ora em diante, as dominações e as potestades celestes podem conhecer, PELA IGREJA, a infinita diversidade da sabedoria divina”
      Efésios 3:7-10

      AGORA

      OLHE MAIS PROVAS CLARAS RENATO DE CARVALHO
      DE QUE ESSA É A IGREJA DE QUE TODOS OS PADRES DA IGREJA E BISPOS ESCREVERAM EM SUAS OBRAS

      SÓ MESMO VOCÊS PROTESTANTES POR ORGULHO DESPREZO E MENTIRAS TENTAM MANCHAR A TODO CUSTO ESSA VERDADE TÃO NÍTIDA E TÃO CLARA

      VEJA

      (Atos dos Apóstolos 20,28)

      Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue.

      OLHA MAIS PROVAS RENATO DE CARVALHO

      SAIBAS MAIS UMA VEZ QUE DENTRO DA BÍBLIA TEMOS 3 PAPAS E AINDA EUCLIDES JUNIOR DENTRO DA BÍBLIA EXISTE ORDENS DADAS PELOS PRÓPRIOS APÓSTOLOS PARA OBEDECEREM AOS BISPOS PRESBÍTEROS E DIÁCONOS

      E VOCÊ VEM COM A FALSA HERESIA DE JESUS CRISTO NÃO FUNDOU UMA IGREJA

      VEJA MAS PROVAS CLARAS RENATO DE CARVALHO

      ISSO É A IGREJA MEU CARO AMIGO PROCLAMADA POR TODOS OS PADRES DA IGREJA VEJA O QUE O PRÓPRIO SÃO PAULO ESCREVE MEU CARO HEREGE

      “Estas coisas te escrevo, mas espero ir visitar-te muito em breve. Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é A IGREJA de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade.”
      1Timóteo 3:14-15

      ISSO É A IGREJA CATÓLICA MEU AMIGO NÃO VENHA COM SOLA SCRIPTURA NÃO VENHA COM VERSÍCULOS DECORADOS POIS ESSA FARSA DE LIVRE EXAME DA BÍBLIA SÓ DIVIDIU O CRISTIANISMO MEU CARO HEREGE EM MAIS DE 50 MIL CEITAS

      QUE MAS PROVAS CLARAS EU TI DOU RENATO DE CARVALHO

      VEJA

      “Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganho teu irmão. Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. Se recusa ouvi-los, dize-o À IGREJA. E se recusar ouvir também A IGREJA, seja ele para ti como um pagão e um publicano.”
      Mateus 18:15-17

      AGORA RENATO DE CARVALHO

      EU TI PEÇO ENCARECIDAMENTE NÃO CHAMEM MAIS OS APÓSTOLOS E PADRES DA IGREJA DE MENTIROSOS POIS TODOS ELES SÓ PREGARAM UMA SÓ IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

      ESTUDE A PATRÍSTICA HEREGE

      ISSO É A IGREJA CATÓLICA MEU CARO

      VEJA RENATO DE CARVALHO

      “Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou A IGREJA e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra”
      Efesios 5:25-26

      AGORA RENATO DE CARVALHO

      ENTRE NESSE ENDEREÇO QUE EU VOU TI PASSAR
      POIS É A MAIOR DESCOBERTA DA HUMANIDADE POIS OS MAIORES ARQUEÓLOGOS DO MUNDO DESCOBRIRAM A MAIS ANTIGA IGREJA DO MUNDO COMPROVADA POR TESTES E DNA
      E AINDA DATANDO SER DO ANO 30 DA ERA CRISTÃ E QUE ELA ERA FREQUENTADA POR JESUS E TODOS OS SEUS DISCÍPULOS

      AGORA ENTRE E TIRE VOCÊ MESMO A CONCLUSÃO

      http://cienciaconfirmaigreja.blogspot.com.br/2008/08/surpresa-de-megido-e-igreja-crist-mais.html

      RENATO DE CARVALHO

      QUE MAIS PROVAS CLARAS DO QUE ESSAS

      DEIXE DE SOFISMA MEU CARO O PROTESTANTISMO NASCEU NO RENASCIMENTO NUMA ÉPOCA DE GRANDE PROGRESSO E DE GRANDÍSSIMAS DESCOBERTAS ONDE AS PESSOAS QUERIAM SE LIBERTAR QUERIAM SEUS PRÓPRIOS INTERESSES

      POIS O MUNDO MUDOU E DEUS PARA O MOVIMENTO DO RENASCIMENTO DEIXAVA DE SER O CENTRO DE TUDO

      ENTÃO AS GRANDES EMBARCAÇÕES AS GRANDES DESCOBERTAS RECHEADO DE EXPANSÕES MARÍTIMAS TECNOLÓGICAS MUDOU O MUNDO E O PROTESTANTISMO NASCEU NO RENASCIMENTO NO PERÍODO CHAMADO DE ANTROPOCENTRISMO

      SE TORNANDO UM MUNDO MODERNO NAS ARTES E NOS COSTUMES
      APRENDA ISSO MEU AMIGO O PROTESTANTISMO AGORA SIM É UMA CEITA MEU AMIGO POIS NASCEU DA REVOLTA E DOS INTERESSES QUE EXEMPLOS EU LHE DOU VÁRIOS

      SAIBAS QUE O QUE LUTERO PREGOU AGRADAVAM A MUITOS MERCADORES EMPRESÁRIOS DA ÉPOCA NÃO É ATOA QUE LUTERO MORREU FRUSTADO DEPOIS DE VÊ A DESGRAÇA QUE FEZ

      SAIBAS QUE LUTERO CRIOU FOI A IGREJA LUTERANA E COM ELA ENSINANDO A FARSA DO LIVRE EXAME BÍBLICO E POR CAUSA DESSA MENTIRA OS SEUS PLANOS NÃO DUROU MUITO E OS SEUS PROJETOS LOGO SE DESMORONAVAM SURGINDO DESDE ENTÃO AS BRIGAS E AS DISPUTAS E OS INTERESSES NO MEIO DO PROTESTANTISMO

      ENTÃO O PROTESTANTISMO LOGO SE DIVIDIU EM MILHARES DE NOVAS CEITAS ETC…

      E HOJE POR CAUSA DE LUTERO CALVINO E OUTROS HEREGES QUE PREGARAM A SOLA SCRIPTURA VOCÊ VÊ NOS DIAS DE HOJE NO MEIO DO PROTESTANTISMO MILHARES DE TEORIAS BÍBLICAS RACHADAS E COM DESAVENÇAS PARA CONFIRMAR ISSO TEM ATÉ IGREJAS DE PASTORES HOMOSEXUAIS ONDE CADA UM PODE SER DONO DA VERDADE
      PODE ATÉ A BÍBLIA LÊ ALGUNS VERSÍCULOS E JÁ ACHAR QUE ELA CONDIZ COM A VERDADE DE ACORDO COM O SEU PONTO DE VISTA E ASSIM VAI…

      ACORDA RENATO DE CARVALHO

      EU QUERO RESPOSTAS FONTE HISTÓRICAS TESTEMUNHAS OCULARES COISA QUE VOCÊ E NENHUM PASTOR OU HISTORIADOR PROTESTANTE JAMAIS VAI CONSEGUIR ME DEMONSTRAR

      RENATO DE CARVALHO

      AGORA SIM ISSO SE CHAMA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA MEU CARO AMIGO

      VEJA

      (Atos dos Apóstolos 20,28)

      Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue.

      VEJA RENATO DE CARVALHO

      ESSA IGREJA NÃO É SIMBOLO MEU AMIGO ELA É REAL
      (Tito 1,7)

      Porquanto é mister que o bispo seja irrepreensível, como administrador que é posto por Deus. Não arrogante, nem colérico, nem intemperante, nem violento, nem cobiçoso.

      OLHA MAIS UMA VEZ RENATO DE CARVALHO

      PROVAS INCONTESTÁVEIS

      Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar. 1 Timóteo 3:1-2.

      SAIBAS QUE JÁ NO PRIMEIRO SÉCULO MEU CARO AMIGO RENATO DE CARVALHO

      QUANDO ALGUÉM FICAVA DOENTE ELES IAM ATÉ OS BISPOS DA IGREJA E FICAVAM CURADOS EXISTEM LIVROS E PROVAS SOBRE ISSO AMIGO

      ESSAS PROVAS TAMBÉM SÃO BÍBLICAS

      VEJA

      São Tiago 5,14)
      Está alguém enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor.
      (Sacerdócio Ministerial

      ISSO É A IGREJA CATÓLICA RENATO DE CARVALHO

      AGORA ME DÊ PROVAS QUE PROVE O CONTRÁRIO
      EU DESAFIO VOCÊ E QUAL QUER HISTORIADOR PROTESTANTE
      QUE VIER QUERER VIM REFUTAR ISSO

      AGORA RENATO DE CARVALHO

      EU QUERO PROVAS DA ÉPOCA ESCRITOS NOMES DE AUTORES PADRES DA IGREJA FONTES HISTÓRICAS E VERÍDICAS E TESTEMUNHAS OCULARES QUE DIZ O CONTRÁRIO

      APRENDA UMA COISA SEU HEREGE

      SAIBAS QUE JESUS CRISTO FUNDOU UMA IGREJA SAIA DOS PONTOS DE VISTA E ESTUDE NAS FONTES RENATO DE CARVALHO E ENCONTRARÁS A VERDADE

      AGORA VEJA O QUE DIZ SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA NUMA DE SUAS 7 IMENSAS CARTAS ENDEREÇADAS AOS BISPOS DA IGREJA

      OLHA RENATO DE CARVALHO

      SAIBAS QUE SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA FOI UM DOS DISCÍPULOS DE SÃO JOÃO EVANGELISTA ELE NASCEU NO ANO 35 DA ERA CRISTÃ E FOI MORTO NO COLISEU NO ANO 110 DA ERA CRISTÃ

      VEJA O QUE ELE DIZ NUMA DE SUAS CARTAS

      Onde estiver o bispo, ali estarão também as multidões, da mesma forma que onde estiver Jesus Cristo, ali estará a Igreja Católica.

      AGORA PARA TERMINAR ESSA AULA DE APOLOGÉTICA E DE PATRÍSTICA RENATO DE CARVALHO

      EU VOU TI PASSAR O NOME DE ALGUNS PADRES DA IGREJA E DE DE ALGUNS BISPOS DO PRIMEIRO E SEGUNDO SÉCULO MAIS SAIBAS QUE TODOS ESSES NOMES QUE EU VOU TI PASSAR FORAM DE PESSOAS PERTENCENTES A IGREJA CATÓLICA E QUE FORAM ESCRITORES E APOLOGISTAS E QUE NASCERAM E MORRERAM SEM NEM MESMO CONSTANTINO TER NASCIDO

      ANOTE AÍ OS NOMES DELES MEU AMIGO SAIBAS QUE TODOS ELES POSSUEM ESCRITOS E OBRAS COM FONTE HISTÓRICA VERÍDICA E CONCRETIZADA

      ANOTE AÍ RENATO DE CARVALHO

      Metódio de Olimpo (sec.III) padre da igreja

      Serapião era Patriarca de Antioquia (191-211)

      São Firmiliano (feleceu no ano 268 da era cristã)

      São Gregorio Taumaturgo (faleceu no ano 268 da era cristã)

      São Cornélio (faleceu no ano 253 da era cristã)

      São Dionísio (faleceu no ano 268 da era cristã)

      Novaciano (faleceu no ano 257 da era cristã)

      São Panteno De Alexandria feleceu no ano 200 da era cristã)

      o Clemente de Roma (nasceu no ano 30 e faleceu no ano 102 da era cristã),

      Santo Inácio de Antioquia (nasceu no ano 35 e faleceu no ano 110 da era cristã)

      Aristides de Atenas falecido no ano 130 da era cristã) foi um dos primeiros apologistas cristãos; obra conhecida Apologia de Aristides.

      São Policarpo (nasceu em 69 e faleceu no ano 156 da era cristã)

      Hermas (faleceu no ano 160 da era cristã)

      Didaquè (ou Doutrina dos Doze Apóstolos) é como um antigo catecismo, redigido entre os anos 90 e 100, na Síria, na Palestina ou em Antioquia. Traz no título o nome dos doze Apóstolos. Os Padres da Igreja mencionaram-na muitas vezes em suas obras.

      São Justino (nasceu no ano 100 e faleceu no ano 165 da era cristã)

      Santo Hipólito de Roma (nasceu em 160 e faleceu no ano 235 da era cristã)

      Melitão de Sardes (falecido no ano 177 da era cristã)

      Atenágoras (falecido no ano 180 da era cristã)

      São Teófilo de Antioquia (nasceu no ano 120 e faleceu no ano 180 da era cristã)

      Santo Ireneu de Lyon(nascido no ano 130 e faleceu no ano 202 da era cristã)

      São Clemente de Alexandria (falecido no ano 215 da era cristã)

      Orígenes (nasceu no ano 184 e faleceu no ano 254 da era cristã)

      Tertuliano de Cartago (nasceu no ano 160 e faleceu no ano 220 da era cristã)

      São Cipriano (faleceu no ano 258 da era cristã)

      Zeferino falecido no ano 217 da era cristã)

      Urbano nascido no ano 175 e faleceu no ano 230 da era cristã)

      PAPÍAS nasceu no ano 60 e faleceu no ano 130 da era cristã )

      Abercius San Abercius
      Bispo de Hierapolis falecido no ano 167 da era cristã

      MARCO MINUCIO FELIX
      (nasceu no ano 150 e faleceu no ano 215 da era cristã)

      TACIANO (nasceu no ano 120 e faleceu no ano 180 da era cristã)

      São Dionísio Bispo de Corinto,faleceu ano 171 da era cristã)

  4. O ARREBATAMENTO DA IGREJA E O PURGATORIO DOS CATOLICOS ?cOMO ELES VAO SAIR DESSA???

    O ARREBATAMENTO DA IGREJA é doutrina bíblica inquestionável. O Senhor Jesus declarou que voltará (Jo 14.3; Ap 22.20); no livro de Apocalipse é dito “Aquele que há de vir”, e o apóstolo Paulo dá os detalhes: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido… e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos [estivermos] vivos seremos arrebatados juntamente com eles [com os mortos ressuscitados] nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor” (1 Ts 4.16-17).

    A doutrina do arrebatamento reforça a nossa convicção de que os filhos de Deus (Jo 1.12), ao morrerem, vão direto para o céu (Lc 16.22; 23.43; At 7.59). Na contramão, está a doutrina do Purgatório, da Igreja Católica, como abaixo:

    “Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do Céu. A Igreja denomina Purgatório esta purificação final dos eleitos, que é completamente distinta do castigo dos condenados. A Igreja [Católica] formulou a doutrina da fé relativa ao Purgatório sobretudo no Concílio de Florença e de Trento. Fazendo referência a certos textos da Escritura, a tradição da Igreja fala de um fogo purificador: `No que concerne a certas faltas leves, deve-se crer que existe antes do juízo um fogo purificador, segundo o que afirma aquele que é a Verdade, dizendo, que, se alguém tiver pronunciado uma blasfêmia contra o Espírito Santo, não lhe será perdoada nem no presente século nem no século futuro (Mt 12.32). Desta afirmação podemos deduzir que certas faltas podem ser perdoadas no século presente, ao passo que outras, no século futuro” (Catecismo da Igreja Católica, itens 1030/1031).

    A blasfêmia (ferir, magoar, injuriar, difamar) de que se trata caracteriza-se pela rejeição contínua e deliberada à voz do Espírito; uma resistência consciente que culmina por entristecer o Espírito (Ef 4.30). Assim, o Espírito se afasta definitivamente do coração endurecido e não mais se esforça por convencer o homem do pecado (ver Sl 51.11; Jo 14.26; 16.8). A condenação do pecador se torna irremediável e não terá mais chance de salvação, nem vivo, nem morto “nem neste século nem no futuro”. A ICAR apoia-se nessa declaração de Jesus para admitir que “certas faltas” podem ser perdoadas depois da morte, isto é, “no futuro”, exceto, é claro, o pecado de blasfêmia contra o Espírito.

    A doutrina bíblica do arrebatamento da igreja está em posição contrária. Quando o Senhor vier para buscar a sua Igreja, TODOS serão arrebatados e milhões de filhos de Deus deixarão esta terra e passarão a viver no céu. Dentre essa multidão não teria ninguém respondendo por “certas falhas”, ninguém necessitado de purificação, ninguém sujeito a passar pelo fogo brando do purgatório? Ao garantir o céu para o ladrão da cruz, Jesus não sabia que esse pecador precisaria passar um bom tempo no purgatório (Lc 23.43)? Jesus também ignorou o purgatório ao dizer que o mendigo Lázaro subiu direto para o céu (Lc 16.22). Convém lembrar que o sangue de Jesus nos lava e purifica de todo pecado; aquele que nEle crê, não é julgado; o que não crê já está condenado (Jo 3.18; 1 Jo 1.7).

    Outra doutrina que recebe xeque mate do arrebatamento é a doutrina espírita da reencarnação. Diz o Espiritismo que os mortos retornam à vida terrena tantas vezes quantas necessárias ao aperfeiçoamento. Veja: “O objetivo da reencarnação é o melhoramento progressivo da Humanidade. Em cada nova existência o Espírito dá um passo na via do progresso. E quando se houver despojado de todas as impurezas, não mais necessitará das provas da vida corpórea. Essas encarnações sucessivas são sempre muito numerosas, porque o progresso é quase infinito” (Livro dos Espíritos, Allan Kardec, questões 167 a 169).

    A pergunta é inevitável: Todos os que forem resgatados na vinda do Senhor, igreja visível e invisível, mortos ressuscitados e vivos transformados, todos esses, milhões de almas, já teriam atingido a perfeição via infinitas reencarnações? A resposta é não, um não contundente. O ladrão na cruz, perdoado por Jesus, necessitou passar por outras vidas aqui na Terra, a fim de ser aperfeiçoado? Outro contundente e retumbante não.

    Purgatório e reencarnação nos dizem que a salvação depende de algo mais, de um sacrifício a mais. Não basta a fé, não basta o sacrifício expiatório de Cristo, mas a Bíblia diz que somos salvos e justificados pela graça, mediante a fé no Senhor.

    • Arrebatamento ? DE onde você tirou isto ? E por quê você está mentindo tanto e deturpando a verdade que a Igreja Católica tanto lutou desde o ano 340 da era cristã em que os cismáticos não acreditavam na divindade de Jseus ? Ora, você não leu nada do Catecismo da Igreja Católica Apostólica Romana e nem vai ler, por que a sua vontade não é a procura da Verdade de Deus,mas sim deturpar a Verdade de Deus em favor da sua seita.Procure a resposta acima Júnior,mas procure NÃO DETURPAR A VERDADE DA BÍBLIA.

      • Querido Abel Paulon ,A pergunta é inevitável: Todos os que forem resgatados na vinda do Senhor, igreja visível e invisível, mortos ressuscitados e vivos transformados, todos esses, milhões de almas, já teriam atingido a perfeição via infinitas reencarnações(ou as que estao no “purgatorio ‘ja teriam sido purgada??)? A resposta é não, um não contundente. O ladrão na cruz, perdoado por Jesus, necessitou passar por outras vidas aqui na Terra, a fim de ser aperfeiçoado? Outro contundente e retumbante não.

        Purgatório e reencarnação nos dizem que a salvação depende de algo mais, de um sacrifício a mais. Não basta a fé, não basta o sacrifício expiatório de Cristo, mas a Bíblia diz que somos salvos e justificados pela graça, mediante a fé no Senhor. IRmao , eu te amo em CRisto JEsus!!

    • NOSSA ME DA NOJO DE VÊ HEREGES SEM ESCRÚPULOS E SEM ESTUDO VIER NESSE SITE PARA FALAR TANTA COISA ERRADA VAI ESTUDAR SUA CEITA JUNIOR MELO SÃO MAIS OU MENOS 50 MIL CEITAS TEM TODO TIPO DE HERESIAS NELAS AGORA VIER AQUI NESSE SITE PRA FALAR BABOSEIRA SEU COMENTÁRIO SOBRE PURGATÓRIO DA IGREJA CATÓLICA É TÃO FRACO MELOSO E TÃO CONTRADITÓRIO QUE NEM MESMO MERECE DA ATENÇÃO VAI ESTUDAR E DEPOIS DEBATO COM VOCÊ PARE DE ENTRAR NO GOOGLE E PROCURAR RESPOSTAS CHAVES
      ESSE É O MEU CONSELHO SINCERO PRA VOCÊ JUNIOR MELO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here