Só a Fé salva?

4

“(…) quanto aos catolicos: Há muita necessidade do homen se voltar pra Deus pois o pecado os afastou (Rm 5;12) (…)Nos somos Salvos pela fé que temos em Jesus Cristo (Rm 5;1) O homen não e salvo por obras, por achar que ele está fazendo o bem, e salvo pela fé que deposita em Jesus (Ef 2:8;9) (Gl 2:16 ; 3:11 ; 3:26) (…) como a Igreja ainda e cheia de Vaidades. (…) Não é jose, não é Maria, Não é Pedro (…)”

Recebido em 21/7/99

Primeiramente quero dizer que espero que esse email chegue no lugar certo, bem sobre oq voces discutem aqcho que sem bases biblicas ninguem tem a ra’zao.. pois so a fé em Jesus salva, a biblia passa ai, apartir do momento que voce tem f;é em Jesus,..tudo voce faz,  quanto aos catolicos: Há muita necessidade do homen se voltar pra Deus pois o pecado os afastou (Rm 5;12) é preciso que o homen se arrependa de seus pecados e entreguesse e Deus (At 17;30) Jesus veio ao mundo para que atráves do seu sacrificio na cruz do calvário aqueles que cressem fosem salvos pela fé no filho de Deus (Jo 3:16-21) Nos somos Salvos pela fé que temos em Jesus Cristo (Rm 5;1) O homen não e salvo por obras, por achar que ele está fazendo o bem, e salvo pela fé que deposita em Jesus (Ef 2:8;9) (Gl 2:16 ; 3:11 ; 3:26)

Noss so noss tornamos filhos de Deus quando aceitamos Cristo pela fé (Rm 6:23) So temos salvaçao em Jesus (At 4:12) Mesmo sendo tão falhos e pecadores Deus noss ama (Rm 5:8) Mas infelismente hoje ainda há erros, Tradiçao é vaidade!  (Jr 10:3) como a Igreja ainda e cheia de Vaidades.

Santo nao abençoa..Deus nao da Gloria pra ninguem. Não é jose, não é Maria, Não é Pedro so existe um intermediario entre voce e Deus é Jesus Cristo, esse é o corncerto!, por que Jesus disse assim: se o filho os liberta, verdadeiramente sereis livre, não espere libertação em Maria (Rm 5:1)  “o senhor e meu pastor, nada me faltará”
A.Z.

* Resposta

Respondido em 21/7/99

Prezado A,

Seu e-mail chegou no lugar certo!

Espero que estas respostas o auxiliem em seu conhecimento de Deus.

De fato, é a fé quem salva, mas existe a participação da pessoa, conforme nos manda S. Paulo em suas cartas, em diversas passagens.

Mesmo porque a “fé sem obras é morta”.

É S. Paulo que ainda no-lo explica: “Manda… que se façam ricos em boas obras (1Tim 6,18).

Em “boas obras”, porque, completa S. Tiago, “o homem é justificado pelas obras e pela fé” (Tgo 2, 24) ou pelas obras que nascem da fé, porque a “fé sem obras é morta” (17) e só uma fé viva pode dar a vida.

É pois bem claro que o homem é salvo pelas boas obras nascidas da fé, e não pelas “obras da lei”, ou simples execução material daquilo que é mandado pela lei.

As boas obras são feitas para agradar a Deus por amor e são as conseqüências da verdadeira fé, posta em prática.

Diz ainda S. Paulo sobre a diferença entre obedecer a “Lei das Obras”, que não tem valor, mas a lei posta em prática pela fé: “Porquanto nós sustentamos que o homem é justificado pela fé, sem as obras da Lei. (…) Então eliminamos a Lei através da Fé? De modo algum! Pelo contrário, a consolidamos” (Rom 3, 28 – 31)

E mais, se apenas a Fé salvasse (segundo seus argumentos), você acabaria, indiretamente, justificando que uma pessoa pode levar uma vida de pecado, bastando ter fé para ser salva. Diz S. Paulo: “Que diremos então? Que devemos permanecer no pecado a fim de que a graça atinja sua plenitude? De modo algum!”(Rom 6, 1-2). E São Mateus: “Nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino dos Céus, mas aquele que pratica a vontade de meu Pai que está nos céus” (Mt. 7, 21). Praticar é agir conforme a Fé, ou seja, é ter obras conforme a sua Fé.

Um pecador, deve pedir perdão de seus pecados e mudar de vida, mudar de obras (nunca permanecer sem obras e se justificar pela fé), conforme nos manda Nosso Senhor: “Ide e não peques mais!” Em outras palavras, mude de vida, corrija suas atitudes, suas obras.

Sobre a participação do homem nos sofrimentos de Cristo: “Agora eu me regozijo nos meus sofrimentos por vós, e completo, na minha carne, o que falta das tribulações de Cristo” (Colossenses 1, 24)

A mediação dos santos já foi objeto de muitas polêmicas e está na internet. Leia as respostas para ter uma visão geral.

Ainda faremos uma página de apologética com os argumentos organizados.

Atenciosamente,

Seu em Cristo e Maria,
Frederico Viotti
Frente Universitária Lepanto

4 COMENTÁRIOS

  1. A fé não depende das obras mas é confirmada por ela

    (Rm 11, 2-4) “Deus não repeliu o seu povo, que ele de antemão distinguiu! Desconheceis o que narra a Escritura, no episódio de Elias, quando este se queixava de Israel a Deus: Senhor, mataram vossos profetas, destruíram vossos altares. Fiquei apenas eu, e ainda procuram tirar-me a vida (I Rs 19, 10)? Que lhe respondeu a voz divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram o joelho diante de Baal (I Rs 19, 18)”.
    (Rm 11, 5-6) “É o que continua a acontecer no tempo presente: subsiste um resto, segundo a eleição da graça. E se é pela graça, já não o é pelas obras; de outra maneira, a graça cessaria de ser graça.”

    O que esta citação bíblica quer nos ensinar é que a fé não depende ou provém das obras e sim é uma graça, um dom gratuito de Deus.

    (Rm 4, 1-12) “Paulo, servo de Jesus Cristo, escolhido para ser apóstolo, reservado para anunciar o Evangelho de Deus; este Evangelho Deus prometera outrora pelos seus profetas na Sagrada Escritura, acerca de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, descendente de Davi quanto à carne, que, segundo o Espírito de santidade, foi estabelecido Filho de Deus no poder por sua ressurreição dos mortos; e do qual temos recebido a graça e o apostolado, a fim de levar, em seu nome, todas as nações pagãs à obediência da fé, entre as quais também vós sois os eleitos de Jesus Cristo, a todos os que estão em Roma, queridos de Deus, chamados a serem santos: a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo! Primeiramente, dou graças a meu Deus, por meio de Jesus Cristo, por todos vós, porque em todo o mundo é preconizada a vossa fé. Pois Deus, a quem sirvo em meu espírito, anunciando o Evangelho de seu Filho, me é testemunha de como vos menciono incessantemente em minhas orações. A ele suplico, se for de sua vontade, conceder-me finalmente ocasião favorável de vos visitar. Desejo ardentemente ver-vos, a fim de comunicar-vos alguma graça espiritual, com que sejais confirmados, ou melhor, para me encorajar juntamente convosco naquela vossa e minha fé que nos é comum.”

    (Ef 2, 8-9) “Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus. Não provém das obras, para que ninguém se glorie.

    Não somos salvos por nossos próprios méritos oriundo das obras, a salvação nos veio como dádiva pela fé em Nosso Senhor Jesus, que morreu por nossos pecados, mas esta fé que nos foi dada como dom gratuito de Deus é confirmada pelas obras, pois somos chamados a sermos santos conforme nossa fé, do contrario a fé seria morta, pois estamos renegando a salvação.

    (Ef 2, 10) “Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos.”

    O homem por si só nada poderia fazer para se salvar, porque era impossível a ele, mas Deus providencia a salvação como presente e oferece a todo gênero humano.
    Então tudo o que Deus poderia realizar para a obra da salvação Deus o fez. O sacrifício perfeito e completo de Jesus na cruz.
    Somente este amor infinito de Deus por nós explica a obra redentora de Jesus.

    De agora em diante cabe a nós trilharmos os caminhos retos do Senhor ou enveredarmos por outros caminhos, aceitarmos ou não a salvação dada por Cristo em seu sacrifício de amor.
    Pois por termos sido agraciados com a salvação de Deus, será que nos isenta de vivermos em obediência aos ensinamentos de Jesus?
    Lógico que não:
    (Tito 3, 4-8) “Mas um dia apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens. E, não por causa de obras de justiça que tivéssemos praticado, mas unicamente em virtude de sua misericórdia, ele nos salvou mediante o batismo da regeneração e renovação, pelo Espírito Santo, que nos foi concedido em profusão, por meio de Cristo, nosso Salvador, para que a justificação obtida por sua graça nos torne, em esperança, herdeiros da vida eterna. Certa é esta doutrina, e quero que a ensines com constância e firmeza, para que os que abraçaram a fé em Deus se esforcem por se aperfeiçoar na prática do bem. Isto é bom e útil aos homens.”

    (Mt 7, 19-20) “Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo. Pelos seus frutos os conhecereis.”
    Portanto crer somente não basta:
    (Tg 2, 17-26) “Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Crês que há um só Deus. Fazes bem. Também os demônios crêem e tremem. Queres ver, ó homem vão, como a fé sem obras é estéril? Abraão, nosso pai, não foi justificado pelas obras, oferecendo o seu filho Isaac sobre o altar? Vês como a fé cooperava com as suas obras e era completada por elas. Assim se cumpriu a Escritura, que diz: Abraão creu em Deus e isto lhe foi tido em conta de justiça, e foi chamado amigo de Deus (Gn 15,6). Vedes como o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé? Do mesmo modo Raab, a meretriz, não foi ela justificada pelas obras, por ter recebido os mensageiros e os ter feito sair por outro caminho? Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta.”

    (1Tm 6,18-19) “Que pratiquem o bem, se enriqueçam de boas obras, sejam generosos, comunicativos, ajuntem um tesouro sólido e excelente para seu futuro, a fim de conquistarem a verdadeira vida.”

    Portanto somos salvos pela fé e pelas obras e não somente pela fé ou somente pelas obras.

  2. A fé não é só uma idéia e Cristo e salvação não são ideologias.
    Fé é vivencia, submissão ao senhoria de Jesus em nossas vidas.
    O que testifica a fé são as obras da vivencia.
    Sem fé é impossível agradar a Deus, e sem obras, a fé é mortuária, não é testificada.
    Fé não é simplesmente acreditar, mas confiar plenamente no que cré, a ponto de influenciar diretamente em sua vivencia e em seu caráter.
    Do contrário, o protestantismo tem que tirar da bíblia a carta de Tiago, e todas as passagens em que Cristo nos orienta as boas obras e aos mandamentos, como sinal de amor por ele.

  3. Basta ter fé. Esta pequena frase se assemelha muito muito ao argumento dos enviados de Anás e Caifás a João Batista no deserto; “Temos por pai Abrão isto nos basta”. É como se eu estivesse ouvindo João Batista respondendo aos evangélicos de hoje.”Raça de víboras produzam frutos de arrependimento(obras). Até Satanás tem mais fé do que vós, afinal ele esteve lá e decaiu porque suas obras eram más”, produzam pois frutos de arrependimento, pois até das pedras Deus pode suscitar filhos para a sua glória. Afinal quem necessita de salvação é cada um de nós. Precisamos provar que somos merecedores. “Não basta ser pai , tem que participar”, Cristo fez isto ao vir ao mundo. Se não somos testados que mérito teremos? Se não fazemos por merecer, quem confirmará o nosso merecimento? Se não praticamos na realidade o que professamos, quem poderá afirmar que somos merecedores? Se não conjugamos o verbo amar junto aos nossos irmãos nesse vale de lágrimas, onde e quando o faremos ante a presença de nossa confirmação diante do Pai? Se não combatermos o bom combate com certeza não teremos certeza da vitória. O homem na realidade é confirmado pelos seus atos, da riqueza do seu coração o homem produz frutos bons e maus, a fé é o produto da realização do nosso dia-à-dia. Até os nossos inimigos passam a ser os nossos maiores confirmadores neste mundo, eles nos fazem trilhar por dificuldades e testam a nossa paciência, impõe-nos a trilhar caminhos tenebrosos e a confirmar as nossas capacidades de arrependimento, perdoar e agir em benefício dos outros, além de apontar os nossos defeitos. Na verdade o que existe é uma transposição de significado em cima da palavra fé. Por isso a igreja católica não aceita interpretação das escrituras de forma livre. Quem o faz fora dela, corre risco de ficar dependente de suas próprias interpretações e ser alvo do Inimigo. Venha pois estudar e tirar suas dúvidas com a instituição que tem mais de dois mil anos de experiência a nossos serviços.Venha conhecer e desfrutar das palavras de grandes pensadores,deixe que as fronteiras da verdadeira igreja cresça em ti. E mais do que isto a certeza de que as portas do inferno não prevalecerão sobre ela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.