Um leitor indiferente ao sofrimento do povo cubano

0

Resposta da Frente Universitária Lepanto a um leitor indiferente ao sofrimento do povo cubano.

Recebido em 17/7/99
O que acontece em Cuba esta realmente longe de ser o que Marx previu. No entanto, entendo que antes de fazermos qualquer critica a Fidel nao podemos deixar de levar em consideração alguns fatores. Hoje, em cuba nao ha analfabetos, todos tem direito a atendimento medico, o numero de crianças mortas por cada mil nascido e o melhor do que muitos paises do chamado primeiro mundo. Sera que alguem que vive no Brasil das criancas da Candelaria, ou da chacina de Vigario Geral, ou simplesmente se é que é simples dos milhares de meninos de rua, ou dos meninos carvoeiros de Mato grosso, ou dos meninos boias fria cortadores de cana, enfim eu poderia continuar citando esses descalabros indefinidamente.

Em cuba nao ha as liberdades que os liberdades que os liberais procuram passar como sendo as unicas e verdadeiras, o direito de ir e vir e controlado, o de expressao tambem, o de voto idem. Mas vamos analisar o que se passa no Brasil. Quem ganha salario minimo pode ir ou vir de algum lugar ? Quem mal fala e analfabeto tem que oportunidade de se expressar ? E as eleiçoes sao elas realmente livres ? Nao acredito, com a forte influencia dos meios de comunicação, os currais eleitorais e as compras de voto, so acredita nisso quem é cego ou quer justificar a democracia burguesa a qualquer custo.

Felizmente ainda existe uma parte da igreja Catolica no Brasil que olha pelos pobres, nao tem ideias retrocradas e nao usa deus apenas para tornar as pessoas acomodadas na crença de que nada podem fazer para mudar suas vidas. Se Jesus Cristo voltasse a terra certamente que tomaria o partido dos pobres e nao defenderia as ideias liberais pois essa nao é a atitude de quem divide o pao.

W. F.

* Resposta

Respondido em 18/7/99

Prezado W.

Agradecemos o seu e-mail e suas considereções, mas não podemos concordar com elas.

No Brasil, por mais que existam problemas, ninguem está pensando em fugir daqui. E não faz sentido dizer que as pessoas não fogem por falta de dinheiro. Em Cuba, mesmo sem dinheiro, muitos cubanos se lançam ao mar em busca de uma liberdade.

Cortar cana no nordeste, Waldyr, é muito menos ruim do que ser obrigado a cortar cana em Cuba, como são as crianças que “pagam” pela educação gratuita que receberam…

Aqui, no Brasil, os atos de injustiça (como os que você citou), são considerados ilegais. Em Cuba, o “paredon” é um ato institucional de defesa do Regime Cubano.

Não se trata de defender o liberalismo. Mesmo porque nós somos contra os abusos que o capitalismo possa cometer. Apenas defendemos o que a Igreja nos ensina, que o capitalismo é mal em seus abusos, enquanto o comunismo é intrisecamente ruim.

Colocando-me ao seu dispor, despeço-me

Atenciosamente,
Frederico Viotti
Frente Universitária Lepanto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.