Toda tirania utiliza-se da saúde e da educação como método de controle

0

Objeção: “Nao posso concordar com a afirmacao “Infelizmente, existe muita simpatia para com Fidel Castro,que é um ditador implacavel em cuba”. Ja tive a oportunidade de visitar cuba uma vez, nao vi luxo mais tambem nao nao vi a miseria captalista que presenciei em favelas no Rio de Janeiro, onde o cidadao nao tem nem mesmo acesso a um tratamento de saude descente caso necessario.(…)”

Recebido em 5/10/98

Lepanto,

Nao posso concordar com a afirmacao “Infelizmente, existe muita simpatia para com Fidel Castro, que é um ditador implacavel em cuba”. Ja tive a oportunidade de visitar cuba uma vez, nao vi luxo mais tambem nao nao vi a miseria captalista que presenciei em favelas no Rio de Janeiro, onde o cidadao nao tem nem mesmo acesso a um tratamento de saude descente caso necessario.

E muito facil olhar para fora e criticar a politica interna de outros paises, entretanto seria mais sabio analisar e procurar solucoes para os problemas vivenciados pela sua propria nacao. Nao venho por meio desta defender este ou aquele sistema de governo, entretanto a meu ver voces nao voce nao sao as pessoas mais qualificadas para julgar o ” ditador implacavel”!

Peco gentilmente que voce parem de me enviar e-mails e cessem com os telefonemas a minha residencia.

Grato, L.

* Resposta

Respondido em 5/10/98

L.,

Já retirei seu nome da lista de convite.

Sinto muito se o e-mail havia parecido ofencivo. O que acontece é que Fidel Castro não permite a ninguem deixar sua ilha e, muito menos, permite a liberdade religiosa e política (agência Vaticana, Fides e agência Pax Christi).

Eu conheço inúmeras pessoas que estiveram em Cuba, mas muito poucas defenderam o que viram.

Armando Valladares foi um preso político cubano que ficou 22 anos encarcerado (e não 15 como eu havia dito). Acho que sua posição não é ofenciva ao nosso trabalho, mas à ele e aos 2 milhões de cubanos exilados (e aos 11 milhões que não podem sair de Cuba).

Não fomos nós que falamos de Cuba, mas o próprio Armando Valladares, que é cubano e conhece sua pátria melhor do que nós ou você.

A saúde cubana, como deve ter percebido, só é acessível por meio do “inspetor de quadra” (agente do PC) que autoriza ou não autoriza a utilização do sistema de saúde pública, de acordo com o ‘comportamento’ dos seus vizinhos…

O que existe, se me permite discordar de seu ponto de vista, é uma enorme propaganda pró Fidel Castro no mundo capitalista. Uma propaganda tendenciosa e irreal, que esconde o sofrimento de um povo subjugado pelo comunismo.

Espero que mude de opinião em relação a um regime que matou 100 milhões de vidas no mundo (conforme estatísticas atuais dos próprios ex-comunistas) e é tão contrário à religião católica.

In Jesu et Maria,
Frederico Viotti
Frente Universitária Lepanto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here