Toda tirania utiliza-se da saúde e da educação como método de controle

0

Objeção: “Nao posso concordar com a afirmacao “Infelizmente, existe muita simpatia para com Fidel Castro,que é um ditador implacavel em cuba”. Ja tive a oportunidade de visitar cuba uma vez, nao vi luxo mais tambem nao nao vi a miseria captalista que presenciei em favelas no Rio de Janeiro, onde o cidadao nao tem nem mesmo acesso a um tratamento de saude descente caso necessario.(…)”

Recebido em 5/10/98

Lepanto,

Nao posso concordar com a afirmacao “Infelizmente, existe muita simpatia para com Fidel Castro, que é um ditador implacavel em cuba”. Ja tive a oportunidade de visitar cuba uma vez, nao vi luxo mais tambem nao nao vi a miseria captalista que presenciei em favelas no Rio de Janeiro, onde o cidadao nao tem nem mesmo acesso a um tratamento de saude descente caso necessario.

E muito facil olhar para fora e criticar a politica interna de outros paises, entretanto seria mais sabio analisar e procurar solucoes para os problemas vivenciados pela sua propria nacao. Nao venho por meio desta defender este ou aquele sistema de governo, entretanto a meu ver voces nao voce nao sao as pessoas mais qualificadas para julgar o ” ditador implacavel”!

Peco gentilmente que voce parem de me enviar e-mails e cessem com os telefonemas a minha residencia.

Grato, L.

* Resposta

Respondido em 5/10/98

L.,

Já retirei seu nome da lista de convite.

Sinto muito se o e-mail havia parecido ofencivo. O que acontece é que Fidel Castro não permite a ninguem deixar sua ilha e, muito menos, permite a liberdade religiosa e política (agência Vaticana, Fides e agência Pax Christi).

Eu conheço inúmeras pessoas que estiveram em Cuba, mas muito poucas defenderam o que viram.

Armando Valladares foi um preso político cubano que ficou 22 anos encarcerado (e não 15 como eu havia dito). Acho que sua posição não é ofenciva ao nosso trabalho, mas à ele e aos 2 milhões de cubanos exilados (e aos 11 milhões que não podem sair de Cuba).

Não fomos nós que falamos de Cuba, mas o próprio Armando Valladares, que é cubano e conhece sua pátria melhor do que nós ou você.

A saúde cubana, como deve ter percebido, só é acessível por meio do “inspetor de quadra” (agente do PC) que autoriza ou não autoriza a utilização do sistema de saúde pública, de acordo com o ‘comportamento’ dos seus vizinhos…

O que existe, se me permite discordar de seu ponto de vista, é uma enorme propaganda pró Fidel Castro no mundo capitalista. Uma propaganda tendenciosa e irreal, que esconde o sofrimento de um povo subjugado pelo comunismo.

Espero que mude de opinião em relação a um regime que matou 100 milhões de vidas no mundo (conforme estatísticas atuais dos próprios ex-comunistas) e é tão contrário à religião católica.

In Jesu et Maria,
Frederico Viotti
Frente Universitária Lepanto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.