Nazismo e Comunismo, Sistemas Rivais ou Objetivos Comuns?

1

Artigo da Frente Universitária Lepanto demonstrando a semelhança entre os nazistas e os comunistas.

Quantas vezes, em nossas universidades, ouvimos dizer que o nazismo e o comunismo são sistemas opostos? Estranhamente, contudo, sempre existe uma simpatia – às vezes velada outras não – pelo comunismo. Isso pode se explicar pelo seguinte fato: os socialistas se auto-intitularam defensores dos pobres e democráticos. Entretanto, àqueles que não pensam como eles, freqüentemente são atribuídos – não muito democraticamente – adjetivos nada lisonjeiros. Se você não for de esquerda, socialista, ou ao menos social–democrata, você poderá ser visto como um retrógrado, um reacionário ou suspeito de coisas piores, tais como: membro de um esquema político-financeiro, eleitor de políticos corruptos ou até como um fiel seguidor da doutrina de Hitler e Mussolini.

Aos incautos pode parecer que o nazi-fascismo e o socialismo são diametralmente opostos em suas teorias, pois os defensores da esquerda criaram um mito que distancia quase que infinitamente aquelas doutrinas, contrariando a irrefutável realidade dos fatos que provam a existência de um estreitíssimo liame entre as mesmas.

Dentre as inúmeras semelhanças que identificam aquelas doutrinas, podemos elencar algumas, tais como: a mesma origem ideológica e a doutrina atéia, dialética, socialista e totalitária de ambas.

Malgrado o desdenhoso mito criado pelos socialistas, não podemos deixar escapar ao nosso entendimento que os ideólogos do fascismo, remontaram a Hegel na elaboração de sua teoria do mesmo modo que Marx, ou seja, adotando a dialética extraída daquele pensador.

Com efeito, não seria por demais afirmarmos que o nazi-fascismo e o socialismo têm como gênese e fulcro filosófico a elativista dialética Hegeliana. Hegel, por sua vez, adotou todas as proposições de Heráclito [540 a 480 A.C.], famoso defensor da tese de que a realidade plena e imutável não existe.

Tal concepção destrói todas as noções de verdade, em face da qual nada subsiste de absoluto definitivo e sagrado. Logo, temos mais uma semelhança: o nazi-fascismo e o socialismo seguem uma  doutrina dialética e atéia.

Marx, da mesma maneira que Mussolini, enxergava a ‘’perecível‘’ realidade histórica  como uma síntese resultante de uma antítese que se contrapunha a uma tese. Para eles a dialética constituía-se em um instrumento de transformação do real. Por isso, afirmava Mussolini ser a luta a origem de todas as coisas e Marx dizia ser a luta de classes uma lei histórica.

Outra interessante semelhança entre os sistemas dos quais estamos tratando é que ambos são defensores do socialismo e querem um Estado totalitário. Nesse sentido já se direcionava a obra nazista ‘’Der Nationalsocialismus’’ com a seguinte assertiva: ‘’nós somos socialistas e inimigos mortais do atual sistema econômico capitalista‘’. Não podemos olvidar o fato de que o nome do partido nazista , traduzido do alemão, era Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. Goebbels em ‘’Kampf Um Berlim’’ já afirmava: o movimento nacional socialista [nazista] tem um só mestre, o marxismo.

Também, de clara evidência é o desrespeito à liberdade humana expresso pela alusão à importância de um Estado totalitário nas doutrinas marxistas e nazi–fascistas. Tal questão foi tratada por Mussolini em ‘’Discursos de 1928’’ na pág. 333, onde consta sua declaração: ‘’tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado”. Já Lenine em ‘’O Estado e a Revolução’’ definia: “a  ditadura do proletariado é a dominação não restringida pela lei e baseada na força”.

Finalmente, após uma rápida análise do nazi-fascismo e socialismo, resta-nos algumas indagações: será  que há uma substancial  diferença entre os sistemas supracitados ou será que aquele tão procurado ponto de divergência não passa de um envolto ilusório criado pelos espíritos revolucionários e esquerdistas das várias épocas? A quem aproveita esse distanciamento?

 

Nazismo Comunismo
“O movimento nacional-socialista [nazista] tem um só mestre: o marxismo”(Goebbels, “Kampf um Berlin”, p. 19) “Nós, comunistas, somos discípulos de Marx e Engels”(Thorez, Discurso de 28/10/37. Ed. Comitê Popular de Propaganda)
“Não queremos mais a Deus que à Alemanha”(Hitler,”Bayrischer Kurier” de 25/5/23) “Deus é o inimigo pessoal da sociedade comunista” (Lenine, carta a Gorki)
“Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado” (Mussolini, Discurso à Câmara dos Dep. 9/12/28) “A Ditadura do Proletariado é a dominação não restringida pela lei e baseada na força”(Lenine, “O Estado e a Revolução”)
“Nós somos socialistas, e inimigos mortais do atual sistema econômico capitalista”. (Der Nationalsocialismus, die Weltanschauung des 20 Jahrhunderts) Não é necessário provar o óbvio, isto é, que os socialistas são inimigos do capitalismo.
“As crianças são educadas em comum por educadoras experimentadas em maternidades especiais.”(Dupre, “Weltanschauug und Rassenzuechtung”) “Nós acusam de querer abolir a exploração dos filhos pelos seus pais. Pois bem, confessamos esse crime”.(Marx e Engels, “O Manifesto Comunista”)

1 COMENTÁRIO

  1. Karl Marx: O Maior Estelionatário Ideológico da História
    Até hoje não se sabe com certeza as razões deste ignóbil sociólogo a abraçar a causa do proletariado. MAX é tido por seus seguidores como o maior sociólogo da História ( que inocentes) Nos livros de Marx encontramos milhares de críticas ao sistema burguês, mas em nenhum momento, repito, em nenhum momento, encontramos sugestão de solução para os problemas dos operários.e nem como seria aplicado numa macro economia. E tem mais tanto o socialismo como comunismo viola todo o tipo de liberdade Certa vez sua mãe ao comentar sobre o livro O Capital disse: “Meu filho, ao invés de você escrever sobre o capital, por favor arrume um capital para sua família.” E não dando ouvido a sua progenitora entre 1851 e 1856 perdeu seu casal de filhos , pois morreram por falta de recursos. Como alguém que Abandonou a família própria sorte, pode se intitular guardião do bem estar social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.