Continua inexplicável para as ciências humanas a formação da imagem de Jesus Cristo no Santo Sudário de Turim.
Até agora ninguém conseguiu reproduzi-la de modo satisfatório, explicou ao Vatican Insider o Dr. Nello Balossino, professor de Informática da Universidade de Turim, vice diretor do Centro Internazionale di Sindonologia de Turim e especialista em elaboração de imagens.
Mais ainda, ele revelou que o Santo Sudário contém “informações tridimensionais”.
O Prof. Balossino esclareceu que a formação de uma imagem de tipo fotográfica é produzida por uma energia luminosa sobre uma superfície sensível como um filme ou um sensor digital.
Normalmente a impressão é superficial, por isso um negativo fotográfico não possui informações tridimensionais.
Mas é bem isso o que não acontece no Santo Sudário de Turim.
Nele, a imagem reage como um negativo fotográfico sob certos aspectos, mas, na verdade, não é um negativo no sentido da fotografia.
Explica o especialista:
“Trata-se de uma representação na qual foram constatadas evidentes matizações cromáticas tendentes ao vermelho que modelam um corpo, conferindo-lhe uma dimensão tridimensional. Podemos obter uma figura como se estivéssemos observando-a na realidade que conserva o relevo.
“O negativo fotográfico tradicional não reproduz informações tridimensionais. Porém, a imagem do Sudário possui essas informações, codificadas numa série de matizes.
“Em outras palavras, encontramo-nos diante de uma imagem fruto de um processo de criação 3D, que ainda até agora não foi explicado, mas que se consegue simular na prática para gerar imagens semelhantes ao Sudário.
“A diferença de tonalidades entre as cores claras e as cores escuras da imagem é de tal maneira pequena que o olho só consegue perceber as feições de um rosto humano na sua globalidade, mas não identifica facilmente os detalhes.
“A imagem nos apresenta um rosto com uma distribuição de luminosidade que é exatamente a oposta do que percebemos na realidade, com as partes salientes mais escuras do que as afundadas. O processo de inversão torna visível o rosto de um homem como numa observação real.”
O Vatican Insider perguntou então ao professor Balossino o que seria necessário fazer para reproduzir o Sudário.
Ele respondeu: “Eu examinei as várias tentativas daqueles que procuraram reproduzir o Sudário de Turim com técnicas diversas.
“Porém, em caso algum as imagens obtidas duravam no tempo, nem continham as informações tridimensionais do Sudário, nem as características próprias da imagem, como a superficialidade das variações cromáticas das fibras de linho e sua integridade.
“Essas particularidades tornam por certo mais árdua a explicação que pretende atribuir à imagem da mortalha do Sudário uma falsificação medieval.”
O Dr. Nello Balossino responde pela TV2000, Itália:
Santo Sudário em 3D. Dr Peter Soons: como fez e como mudou sua vida:
O Dr. Peter Soons se declara profundamente impressionado com as imagens holográficas em 3D, hologramas, que ele tirou do Santo Sudário com seus colaboradores do Dutch Holographic Laboratory de Eindhoven, Holanda.
Santo Sudário em 3D (sem som):
Infelizmente eu Nao acredito nestes santos sudarios, a etnia de Cristo está mais para a raça negra devido a região e referencias bíblicas e as imagens dos sudarios nao refletem as caracteristicas de um homem daquela região de onde Ele nasceu e sua cidade Natal e sua raça.
Sinceramente eu gostaria de que fosse verdade, e ate acreditava, mas…
Infelizmente nao reflete a verdade.
Abçs