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Lidando com um dilema pro-aborto: o incêndio na clínica de fertilização in vitro

(Tradução do trecho extraído do livro “Persuasive Pro Life”, autor: Trent Horn, versão em PDF)

Um cenário que os militantes favoráveis ao aborto utilizam para mostrar que os defensores provida não acreditam que os nascituros são seres humanos é o do “fogo na clínica de fertilização in vitro”. De acordo com esse dilema, você está em uma clínica de fertilização in vitro que está pegando fogo e tem a opção de salvar dez embriões congelados ou uma criança de dois anos. Como a maioria das pessoas optaria por salvar a criança de dois anos, os defensores do aborto afirmam que isso prova que os defensores provida não consideram os nascituros tão valiosos quanto os já nascidos. Claro, todo esse cenário só prova que, em um desastre, às vezes fazemos uma escolha que envolve mais pessoas morrendo.

Vamos imaginar que o cenário envolvesse cinco moradores de rua e o presidente dos Estados Unidos. Embora todos os seis tenham igual direito à vida, a perda do presidente pode ser mais devastadora para o país e, portanto, posso optar por salvá-lo e deixar os cinco sem-teto morrerem como resultado. No entanto, minha escolha de não salvar os cinco sem-teto não seria a mesma que minha escolha em outra circunstância coma a de matá-los diretamente e colher seus órgãos para salvar um presidente com doença terminal.

Só porque podemos não salvar alguns seres humanos em uma emergência não nos dá o direito de matar esses mesmos seres humanos por qualquer motivo que quisermos. Certa vez, perguntei a um crítico que fez essa objeção quem ele salvaria, uma enfermeira gritando ou cinco recém-nascidos inconscientes? Ele relutantemente – mas honestamente – admitiu que salvaria a enfermeira.

A maioria de nós pode optar por salvar a criança em vez dos embriões, porque há outros fatos relevantes que são admitidos, mas não explicitamente declarados, sobre este caso. Por exemplo, podemos optar por salvar a criança de dois anos porque consideramos pior para a criança morrer dolorosamente no fogo do que seria para os cinco embriões, que morrerão sem dor. Ou podemos optar por salvar a criança em vez dos embriões porque sabemos que os embriões congelados têm poucas chances de se tornarem adultos. Eles podem nunca ser implantados, ou mortos no processo de descongelamento, ou falhar na implantação, ou serem abortados naturalmente, ou serem eliminados seletivamente mais tarde no útero, por meio do aborto. Seria frívolo salvar embriões que têm uma grande chance de morrer antes de nascer e, portanto, resgatar a criança seria um bem maior.

Embriões in vitro

Finalmente, nossas intuições morais também podem mostrar que os embriões na clínica de fertilização in vitro são pessoas, independentemente de quem escolhemos salvar. Com a crescente frequência de nascimentos de fertilização in vitro, muitas crianças e adultos agora têm a oportunidade de olhar para a foto de um embrião em uma placa de Petri e dizer: “Este era eu antes de me colocarem dentro da minha mãe”.

Eu me pergunto o que essas crianças crescidas pensariam se disséssemos a elas que achamos que não há problema em deixá-las morrer em um incêndio de laboratório? De fato, muitos casais inférteis que usam a fertilização in vitro veem esses embriões como seus “filhos” e podem, no cenário do incêndio, salvar seus embriões em vez de salvar um ser humano já nascido, especialmente se a alternativa significar que eles nunca terão seus próprios filhos.

No entanto, alguns defensores pró-vida argumentam que a adoção de embriões é moralmente errada, porque viola a maneira como os embriões e a gravidez devem ser tratados. Em sua opinião, a gravidez só deve ocorrer como resultado do ato conjugal, e qualquer outra forma de causar gravidez, inclusive por meio de fertilização in vitro ou adoção de embriões, é intrinsecamente imoral.Se eles estiverem certos, mesmo que os embriões no laboratório de fertilização in vitro sejam pessoas humanas, a única opção moral pode ser deixá-los perecer e salvar a criança, uma vez que os embriões já estão “morrendo” em seu estado criogênico não natural, enquanto a criança está perfeitamente saudável.

O ponto principal da discussão é que, mesmo que não tenhamos certeza sobre quando ou se devemos salvar certos seres humanos em certos cenários, isso não muda a verdade moral central relacionada à questão do aborto: não devemos matar diretamente seres humanos inocentes simplesmente porque eles são indesejados.

Para mais detalhes de como responder ao dilema acesse:

https://www.catholic.com/magazine/online-edition/we-didnt-start-the-ivf-clinic-fire

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