Crianças dos EUA com idades entre 8 e 12 anos passam seis horas por dia consumindo mídia, enquanto jovens com idades entre 13 e 18 anos passam quase nove horas por dia, segundo o grupo.
A metade dos adolescentes dos Estados Unidos se julga viciada em seus celulares.
A maior parte deles consulta seus aparelhos pelo menos a cada hora e sente-se pressionada para responder imediatamente, segundo pesquisa da Common Sense Media, difundida pela agência Reuters.
A Common Sense Media é uma associação sem fins lucrativos focada nos efeitos da mídia e da tecnologia em crianças e sua pesquisa ouviu 1.240 pais e crianças.
Segundo ela, a maior parte dos pais está preocupada com o assunto. 59% deles dizem que os filhos com idades entre 12 e 18 anos não conseguem largar seus celulares.
As descobertas ressaltaram a tensão gerada pelo uso intenso desses dispositivos. Cerca de um terço dos consultados afirmaram que brigam todos os dias por causa deles.
“Está causando conflitos diários em casa”, disse em um comunicado o fundador e presidente-executivo do Common Sense Media, James Steyer.
O levantamento também ressalta a adicção à Internet e suas consequências.
Segundo o Common Sense Media, o hábito de realizar múltiplas tarefas simultâneas pode afetar a capacidade de formação da memória.
Também a falta de interação humana torna mais difícil o desenvolvimento de empatia e o bom relacionamento social com seres de carne e osso.
Crianças dos EUA com idades entre 8 e 12 anos passam seis horas por dia consumindo mídia, enquanto jovens com idades entre 13 e 18 anos passam quase nove horas por dia, segundo o grupo.
A pesquisa tem margem de erro de quatro pontos percentuais e não se limita aos adolescentes. Os pais também estão assumindo grandes riscos.
Cinquenta e seis por cento dos adultos consultados afirmaram que verificam seus celulares enquanto estão dirigindo carro e mais da metade dos adolescentes confirmaram que veem seus pais fazendo isso.
“Descobrimos que pais e filhos estão se sentindo viciados em seus dispositivos móveis”, disse Steyer..