Promessas do Sagrado Coração de Jesusx

0

Devoção fundamental para os católicos realmente desejosos de se consagrar ao infinito amor de Deus e obter graças superabundantes. Máxime para os que se empenharem em propagar a devoção ao Divino Coração.

Catedral de León,  España
Sagrado Coração de Jesus na Catedral de León, España

 

     O mês de junho é dedicado pela Igreja ao Sagrado Coração de Jesus.Sua festa — no dia 15 — visa honrar, e também reparar o adorável Coração pelos pecados cometidos, principalmente contra a Sagrada Eucaristia. No dia 7 da semana anterior comemora-se a solene festividade de Corpus Christi (vide seção “Corpus Christi”). Por sua vez, no dia 16 a Igreja celebra o Imaculado Coração de Maria, que na Paixão de Nosso Senhor consolou e reparou o Sagrado Coração de Jesus perfurado pela lança de Longinos — ato simbólico da ingratidão da humanidade em relação Àquele que morreu para nossa salvação.

Nesse sentido, é muito significativa a jaculatória da Ladainha do Sagrado Coração de Jesus: Coração de Jesus atravessado pela lança – Tende piedade de nós! Bem como a jaculatória da Ladainha do Imaculado Coração de Maria: Coração de Maria, acabrunhado de aflição durante a Paixão de Jesus Cristo – Rogai por nós!

Não poderíamos deixar assim de dedicar algumas páginas a tão admiráveis e preciosas celebrações da piedade católica, augurando que elas sirvam para incrementar nos corações dos leitores de Catolicismo uma particular devoção ao Sagrado Coração de Jesus, que tanto amou os homens. Cientes de que o melhor meio para a obtenção da plenitude dessa devoção é através daquela tributada ao Imaculado Coração de Maria. Devoções tão inseparáveis que São João Eudes as invocava no singular: “o Sagrado Coração de Jesus e Maria”.

A grande promessa do Sagrado Coração

No dia 16 de junho de 1675, aparecendo a Santa Margarida Maria Alacoque (1647-1690) no Convento da Visitação de Santa Maria, em Paray-le-Monial (França), e apontando para o Seu próprio coração, Nosso Senhor lhe disse:

“Eis aqui o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para testemunhar-lhes seu amor; e, por reconhecimento, não recebe da maior parte deles senão ingratidões, por suas irreverências, sacrilégios e pelas indiferenças e desprezos que têm por Mim no Sacramento do amor. Mas o que Me é ainda mais penoso é que corações que Me são consagrados agem assim.

“Por isso, Eu te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento seja dedicada a uma festa especial para honrar meu Coração, comungando-se neste dia e fazendo-Lhe um ato de reparação, em satisfação das ofensas recebidas durante o tempo que estive exposto nos altares. Eu te prometo também que meu Coração se dilatará para distribuir com abundância as influências de seu divino amor sobre aqueles que Lhe prestem culto e que procurem que este Lhe seja prestado”.2

Nosso Senhor prometeu a Santa Margarida Maria que concederia a graça da penitência final para todos aqueles que durante nove meses seguidos comungarem na primeira sexta-feira. Ou seja, não morrerão em pecado, recebendo a garantia da salvação eterna. Esta é conhecida como a “A Grande Promessa”,3 embora existam outras 11 admiráveis promessas.

As 12 Promessas aos devotos do Sagrado Coração

Vitral-Sagrado-Coracao

Reveladas a Santa Margarida Maria Alacoque, as 12 Promessas do Sagrado Coração de Jesus são profundamente tocantes e sublimes. Convém que sejam meditadas pelo leitor, pois maior incentivo para o progresso na virtude e aumento do desejo de salvação parece impossível.

1ª) Às pessoas consagradas ao meu Coração darei as graças necessárias para o seu estado;

2ª) Darei paz às suas famílias;

3ª) Eu as consolarei nas suas aflições;

4ª) Serei o seu amparo e seguro refúgio ao longo da vida e particularmente na hora da morte;

5ª) Derramarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos diários;

6ª) Os pecadores encontrarão no meu Coração a fonte e o oceano infinito de misericórdia;

7ª) As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas;

8ª) As almas fervorosas elevar-se-ão rapidamente a uma grande perfeição;

9ª) Abençoarei os lares onde a imagem do meu Sagrado Coração esteja exposta e seja honrada;

10ª) Darei aos sacerdotes a graça de mover os corações empedernidos;

11ª) As pessoas que propaguem esta devoção terão o seu nome inscrito no meu Coração e dali nunca será apagado;

12ª) E eu prometo [esta é conhecida como “a grande promessa”], no excesso de misericórdia do meu Coração, que o meu Amor Todo-Poderoso concederá a todos aqueles que comunguem nas nove primeiras sextas-feiras de cada mês de modo consecutivo, a graça da perseverança final, a salvação eterna.4

Consagração ao Sagrado Coração de Jesus

A primeira promessa sugere a consagração ao Sacratíssimo Coração de Jesus. Para aqueles que desejarem se consagrar, eis a fórmula composta por Santa Margarida Maria Alacoque:

“Eu, [mencionar o nome], dou e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo minha pessoa e minha vida, minhas ações, penas e dores, não querendo servir-me de parte alguma de meu ser, senão para honrá-Lo, amá-Lo e glorificá-Lo.

É esta a minha vontade irrevogável: pertencer-Vos e fazer tudo por vosso amor, renunciando completamente ao que não for do vosso agrado.

Eu Vos tomo, pois, ó Sagrado Coração, por único objeto do meu amor, protetor de minha vida, segurança de minha salvação, remédio de minha fragilidade e inconstância, reparador de todos os meus defeitos e asilo seguro na hora da morte.

Sede, ó Coração de bondade, minha justificação para com Deus vosso Pai, afastai de mim os castigos de vossa justa cólera. Ó Coração de amor, ponho em Vós toda a minha confiança, pois tudo receio de minha fraqueza e malícia, mas tudo espero da vossa bondade.

Destruí em mim tudo o que vos possa desagradar ou resistir. Que o vosso puro amor se grave tão profundamente no meu coração, que eu não possa jamais vos esquecer, nem me separar de Vós.

Suplico-vos também, por vossa suma bondade, que o meu nome seja escrito em Vosso Coração, pois eu quero fazer consistir toda minha felicidade e minha glória em viver e morrer convosco na qualidade de vosso escravo. Assim seja!”

* * *

A oração acima é uma fórmula de consagração individual. Contudo, é muito aconselhável também a consagração das famílias ao Sagrado Coração de Jesus, bem como das instituições, cidades e até de países. Pois Lhe prestam assim um culto não apenas em particular, mas publicamente. Desse modo se reconhece perante o mundo inteiro a Soberana Realeza de Nosso Senhor Jesus Cristo. Um belo exemplo nesse sentido foi a“Consagração Cívica Nacional”, efetuada no Brasil nos idos de 1955. (vide quadro ao lado).

O “Detente” do Sagrado Coração de Jesus

“Detente” ou “Escudo” — popularmente conhecido como “bentinho” — é um distintivo (pequeno brasão como o da foto ao lado) com a imagem do Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo circundado com a frase: Alto! O Coração de Jesus está comigo. Venha a nós o Vosso Reino! Trata-se de uma particular proteção contra todos os perigos. Proteção mais do que nunca necessária em nossos dias e que se estende a todos aqueles que portarem o “Detente”. Levando conosco esse distintivo, estamos como que constantemente reafirmando o que escreveu São Paulo Apóstolo em sua epístola aos Romanos: Se Deus está conosco, quem estará contra nós?

O hábito de portar o “Detente” nasceu e se espalhou a partir de uma carta de Santa Margarida Maria Alacoque (datada de 2 de março de 1686) à Madre Saumaise, sua Superiora: “Nosso Senhor deseja que a Senhora mande fazer uns escudos com a imagem de seu Sagrado Coração, a fim de que todos aqueles que queiram oferecer-Lhe uma homenagem, os coloquem em suas casas; e uns menores, para as pessoas levarem consigo”.5

Entre milhares de fatos prodigiosos, um caso recente (aliás, noticiado na edição anterior desta revista) demonstra a especial proteção oriunda do uso do “Detente”: Iván Castro Canovaca, soldado da Legião Espanhola em serviço no Afeganistão, foi mortalmente atingido por uma arma de fogo. Em razão dos ferimentos, os médicos julgaram que deveria ter morrido em pouco tempo. Mas sobreviveu. Iván levava consigo o “Detente”…

* * *

O Sagrado Coração parece ser a maior manifestação do desejo divino de renovar a sociedade e salvar todos os homens. É o que podemos concluir do exposto neste artigo. Confirmam-no também as incisivas palavras dirigidas pelo Bem-aventurado Papa Pio IX (1846-1878) ao fundador dos Missionários do Coração de Jesus, Padre Jules Chevalier: “A Igreja e a sociedade não têm outra esperança senão no Sagrado Coração de Jesus; é Ele que curará todos nossos males. Pregai e difundi por todas as partes a devoção ao Sagrado Coração, ela será a salvação para o mundo”.6

catolicismo@terra.com.br

Artigo anteriorSuicídio e sociedade
Próximo artigoA gloriosa Epopéia de Santa Joana d’Arc

O que você achou do artigo? Ajude-nos com seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.