Alto senso de uma grande Santa

0
Santa Hildergarda
Santa Hildergarda

Interrogada porque só admitia em seu convento damas de alta linhagem, quando o Senhor se rodeara de gente humilde, escreveu Santa Hildegarda:

“Deus vela junto de cada homem para que as classes baixas nunca se elevem sobre as altas, como fizeram outrora Satanás e o primeiro homem, que quiseram exaltar-se acima de seu próprio estado.

“E quem há que guarde num só estábulo todo o seu rebanho, bois e jumentos, ovelhas e carneiros? Por isso devemos velar para que o povo não se apresente todo misturado num só rebanho.

“De outro modo, produzir-se-ia horrorosa depravação dos costumes e todos se dilacerariam mutuamente, levados pelo ódio recíproco ao ver como as classes altas se rebaixariam ao nível das classes baixas, e estas se alçariam até a altura daquelas.

“Deus divide seu povo sobre a terra em diferentes classes como no Céu classifica seus Anjos em diferentes grupos… porém Deus os ama a todos igualmente.”


(Migne, Ser Lta., tomo 197, col. 336).

N.B.: Que magnífica lição de desigualitarismo nos outorga a grande Santa Hildegarda! A lição arrepiará certamente os igualitários de nossos tempos. A grande causa do mal enorme dos dias em que vivemos é justamente o igualitarismo, fruto do orgulho e sensualidade do homem que não quer reconhecer nada superior a si próprio, e portanto não reconhece a Deus, como o supremo superior, e Sumo Bem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.