Baleia Azul: o jogo macabro da morte

0

Sem-título-357x300Um jogo macabro está causando alarme em todo o mundo. Trata-se do chamado Blue Whale – Baleia Azul -, que é disputado nas redes sociais, onde os organizadores, chamados “curadores”, propõem 50 desafios os mais malucos aos adolescentes, como tirar fotos assistindo a filmes de terror, automutilar-se, desenhar uma baleia e palavras no próprio corpo com o uso de objetos afiados e, por fim, suicidar-se.

Este jogo começou na Rússia em 2015. Ele está ligado a uma série de suicídios em todo o mundo.  Estima-se que mais de 130 casos de suicídio naquele País estão ligados ao Blue Whale. No país de Putin, o suicídio infantil é um problema real. De acordo com o governo russo, 720 menores se suicidaram em 2016.

No Brasil, este fatídico jogo teria chegado apenas neste mês de abril. Apesar de recente em nosso território,  a Polícia de Minas Gerais suspeita que dois suicídios de adolescentes, naquele Estado, estejam relacionados com o jogo.

No dia 18 p.p., a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba emitiu um alerta que deixou a população assustada: foram registradas 8 vítimas do jogo. Cinco dos jovens atendidos na rede tentaram suicídio, enquanto outros três se automutilaram. “Não temos como confirmar a relação, mas nos chama a atenção o padrão similar dos casos”, alerta a coordenadora de Saúde Mental da secretaria, Flávia Adachi. Os adolescentes, com idades entre 13 e 17 anos, ingeriram medicamentos. Após o atendimento, eles foram encaminhados a Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Além desses, outros dois casos semelhantes foram registrados posteriormente.

Segundo o site da Gazeta do Povo de Curitiba, são dez os sinais de que o adolescente está envolvido com o jogo:

1 -Mutilações na palma da mão;

2 – Ele assiste filmes de terror/psicodélicos com frequência;

3 – Mutilações nos braços – cortes grandes com desenhos de baleia ou qualquer outro animal;

4 – Desenhos de baleia;

5 – Posts em redes sociais com os dizeres “#iamwhale” (“Eu sou uma Baleia”);

6 – Sair de casa em horários estranhos;

7 – Cortes nos lábios;

8 – Furos nas mãos com agulhas;

9 – Arranjar brigas;

10 – Evitar conversar durante muitas horas.

13 Reasons Why

Além do Baleia Azul, o seriado do Netflix “13 Reasons Why”, que conta a história de uma adolescente que comete suicídio e deixa uma série de fitas explicando seus motivos, também gera preocupação de especialistas e autoridades. Tal seriado acarretou um aumento de 170% nos acessos ao Centro de Valorização da Vida (CVV) e na Associação Paranaense de Psiquiatria (Appsiq).

Em 1996, o jogo Diablo II introduziu o conceito de “permadeath”, ou morte permanente. O jovem tinha um objetivo claro que era “assassinar” alguém sadicamente. O homicídio, para ele, nada tinha de injusto ou arbitrário, era puro divertimento. O que explica essa mudança de comportamento do jovem jogador atual que, de assassino virtual, passa a ser ele mesmo a vítima, dessa vez, não virtual? Não encontro explicação disso senão numa ação do próprio demônio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.