No dia 8 de abril, o Sacro Colégio elegeu para o sólio pontifício o Arcebispo de Bari, Bartolomeo Prignano, douto canonista de costumes austeros, que não era cardeal e por isso estivera ausente do conclave. Naquele mesmo dia o povo irrompe no conclave, para reclamar a eleição de um Papa romano, mas os cardeais não ousaram anunciar a eleição já ocorrida, fazendo crer que o eleito havia sido o velho cardeal Francesco Tiabldeschi, natural de Roma. Contudo, no dia seguinte, Bartolomeo Prignano foi entronizado, assumindo o nome de Urbano VI (1378-1389), e em 18 de abril era coroado regularmente em São Pedro.
Aconteceu, contudo, de se reunirem no mês de julho, na cidade de Anagni, doze cardeais franceses e o aragonês Pedro de Luna, que deram a lume em 2 de agosto uma declaratio na qual a Sé romana era definida como vacante, e a eleição de Urbano VI como inválida, porque extorquida pelo povo romano mediante rebelião e tumulto. Em 20 de setembro, na catedral de Fondi, foi eleito como novo Papa o cardeal Roberto de Genebra, que tomou o nome de Clemente VII (1378-1394). Este último, após uma vã tentativa de ocupar Roma, sediou-se novamente em Avinhão, dando início ao “Grande Cisma do Ocidente”.
A diferença entre o Cisma do Ocidente e o Cisma do Oriente que em 1054 dividiu a Cristandade, é que este último foi um cisma no sentido verdadeiro e estrito do termo, uma vez que os ortodoxos se negavam e se negam reconhecer o Primado do Papa, Bispo de Roma e Pastor da Igreja universal. O Cisma do Ocidente, pelo contrário, foi um cisma material, mas não formal, porquanto não houve da parte de nenhuma das duas facções vontade de negar o Primado pontifício. Urbano VI e Clemente VII, e posteriormente seus sucessores, estavam convictos da legitimidade de sua eleição canônica e em nenhuma das partes em conflito havia erros doutrinários. Hoje a Igreja assegura que os Papas legítimos foram Urbano VI e seus sucessores, mas não era então fácil discernir o legítimo Vigário de Cristo.
Em 1378 a Cristandade se divide assim em duas “obediências”. Enquanto a França, a Escócia, Castela, Portugal, Saboia, Aragão e Navarra reconheceram Clemente VII, a Itália setentrional e central, o Império, a Inglaterra, a Irlanda, a Boêmia, a Polônia e a Hungria permaneceram fiéis a Urbano VI. Durante mais de quarenta anos os católicos europeus viveram um drama cotidiano. Não somente havia dois Papas e dois colégios cardinalícios, mas com frequência dois bispos numa mesma diocese, dois abades num mosteiro e dois párocos numa paróquia. E como ambos os Papas se excomungaram reciprocamente e aos respectivos seguidores, todo fiel na Cristandade achava-se excomungado por um deles.
Até os santos se dividiram. No lado oposto a Santa Catarina de Siena e a Santa Catarina da Suécia, filha de Santa Brígida, que sustentavam Urbano VI, estavam São Vicente Férrer, o bem-aventurado Pedro de Luxemburgo e Santa Coleta de Corbie, que aderiram à obediência de Avinhão. A situação era confusa como nunca e não se podia encontrar uma saída.
Quando em 16 de setembro de 1394 morreu repentinamente Clemente VII, Papa de Avinhão, pareceu ter chegado o momento de desatar o nó. Bastaria que os cardeais franceses não procedessem à eleição de um novo Pontífice e que o Papa de Roma, Bonifácio IX (1389-1404), que sucedeu a Urbano VI, se demitisse. Em vez disso, os cardeais elegeram um novo Papa em Avinhão, Pedro de Luna, homem austero, mas obstinado, que reivindicou com força os seus direitos e reinou durante 22 anos com o nome de Bento XIII (1394-1422). Por sua vez, a Bonifácio IX sucederam os Papas “romanos” Inocêncio VII (1404-1406) e Gregório XII (1406-1415).
As discussões, entretanto, continuavam a se desenvolver entre os teólogos. O ponto de partida foi a famosa passagem do decreto de Graciano, que dizia: “O Papa tem o direito de julgar a todos, mas não pode ser julgado por ninguém, a menos que não se afaste da fé” (A nemine est judicandus, nisi deprehenditur a fide devius – Dist. 400, c. 6). A regra de que ninguém pode julgar o Papa (Prima sedes non judicabitur) admitia, e admite, uma só exceção: o pecado de heresia. Tratava-se de uma máxima sobre a qual todos estavam de acordo e que podia ser aplicada não só ao Papa herético, mas também ao Papa cismático. Mas quem era o culpado do cisma?
Muitos, para resolver o problema, caíram num erro grave e perigoso: a doutrina da conciliarismo, segundo a qual um Papa herege ou cismático pode ser deposto por um Concílio, porque a assembléia dos bispos é superior ao Papa. Os principais expoentes desta doutrina foram o chanceler da Universidade de Paris, Pierre d’Ailly (1350-1420), mais tarde cardeal de Avinhão, e o teólogo Jean Charlier de Gerson (1363-1429), que também foi reitor e professor da Universidade de Paris.
Essa falsa tese eclesiológica levou alguns cardeais das duas obediências a procurar a solução em um Concílio geral inaugurado em Pisa no dia 25 de março de 1409 com a finalidade de convidar os dois Papas a abdicar, e de depô-los caso se recusassem. Assim aconteceu. O Concílio de Pisa, que se declarou ecumênico e representante de toda a Igreja universal, depôs os dois Papas rivais como “cismáticos e hereges”, e declarou vacante a Sé romana. Em 26 de junho, o Colégio dos Cardeais elegeu um terceiro Papa, Pietro Filargo, Arcebispo de Milão, que tomou o nome de Alexandre V (1409-1410) e foi sucedido no ano seguinte por Balthazar Cossa, que adotou o nome de João XXIII (1410-1415). O verdadeiro Papa só podia ser um, mas naquele momento não estava claro quem fosse, nem para os teólogos, nem para os fiéis.
João XXIII, com o apoio do imperador alemão Sigismund (1410-1437), tomou a iniciativa de um novo Concílio, que se abriu na cidade imperial de Constança no dia 5 de novembro 1414. O prelado tinha como objetivo ser reconhecido como o único Papa, confirmando o Concílio de Pisa, do qual extraía a sua legitimidade. Para este fim, ele havia criado muitos purpurados italianos, que o apoiavam. A fim de poderem vencer a maioria italiana, os franceses e os britânicos conseguiram fazer com que o voto fosse expresso não por capita singulorum, ou seja, por cabeça, mas por nationes, por grupos nacionais. Foi reconhecido direito de voto à França, à Alemanha, à Inglaterra, à Itália e, mais tarde, à Espanha, as cinco maiores nações europeias desse tempo.
Tratou-se de um princípio profundamente revolucionário. Em primeiro lugar, as nações ou os partidos políticos entraram, de fato, vigorosamente na vida da Igreja, subvertendo a relação de dependência que sempre tiveram com Ela nas questões religiosas. Em segundo lugar e sobretudo, ao se pretender atribuir decisões deliberativas ao voto dos Padres conciliares, foi minado o princípio de que o Papa é o árbitro supremo, moderador e juiz do Concílio.
Ao perceber João XXIII que o Concílio não queria confirmá-lo como Papa, fugiu de Constança na noite de 20 para 21 de março de 1415, mas foi recapturado, deposto como simoníaco e pecador público, e excluído, juntamente com os outros dois Papas, da futura eleição.
Em 6 de abril de 1415 a Assembléia emitiu um decreto, conhecido como Haec Sancta, declarando solenemente que o Concílio, assistido pelo Espírito Santo, representava toda a Igreja militante e hauria seu poder diretamente de Deus; por isso todos os cristãos, inclusive o Papa, eram obrigados a obedecer-lhe. Completou-o em nível disciplinar o decreto Frequens, de 9 de outubro de 1417, pelo qual os Concílios Ecumênicos deviam permanecer uma instituição eclesiástica estável e, em consequência, como escreve o historiador Hubert Jedin, “uma espécie de instância de controle sobre o papado”.
Haec Sancta é um dos documentos mais revolucionários da história da Igreja, porque nega o primado do Romano Pontífice sobre o Concílio. Este texto, reconhecido inicialmente como autêntico e legítimo, só mais tarde foi rejeitado pelo Magistério Pontifício.
Nessa situação caótica, o Papa romano Gregório XII concordou em abdicar. Foi a última renúncia ao trono papal anterior à de Bento XVI. Gregório XII perdeu todas as prerrogativas pontifícias, como sucede ao Papa que, por razões excepcionais, deixa o governo da Igreja. O Concílio reconheceu-o como cardeal e nomeou-o bispo de Porto e legado estável na Marca de Ancona, mas Gregório, antes que o novo Papa fosse eleito, morreu aos 90 anos em Recanati, em 18 de outubro 1417. Bento XIII, o Papa de Avinhão, permaneceu inflexível, mas foi abandonado até mesmo pelos países da sua obediência, deposto como perjúrio, cismático e herético em 26 de julho de 1417.
Os cardeais das duas obediências reunidos elegeram finalmente, em 11 de novembro 1417, o novo Papa, Oddone Colonna, romano, que tomou o nome de Martinho V (1417-1431) em honra do santo que se festejava no dia da eleição. O Grande Cisma do Ocidente terminava e a paz parecia ter atingido a Igreja, mas o pós-Concílio reservava surpresas amargas ao sucessor de Martinho V.
*
Francisco abençoando
casal de lésbicas abre
caixa de Pandora?
– FLASh
http://fratresinunum.com/2016/01/11/bergoglio-o-papa-do-fim-do-mundo/
https://youtu.be/-3jCFjuq5tQ
*
Estupram sofistas
noção de um ato imoral
intrinsecamente?
– FLASh
http://www.abim.inf.br/o-capitulo-viii-da-amoris-laetitia-nao-e-interpretavel-no-sentido-da-tradicao/#.VyxoF4
Impunes fautores
da orgia sexual fustigam
aos conservadores?
– FLASh
http://m.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/08/1674801-papa-francisco-apoia-polemico-livro-infantil-com-casal-gay.shtml?mobile
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/10/papa-teve-encontro-privado-com-casal-gay-diz-tv-americana.html
http://br29.com.br/papa-francisco-se-disfarca-e-deixa-o-vaticano-na-calada-da-noite-para-visitar-moradores-de-rua/
*
Nacionais igrejas
progressistas cabalando
sionazi Kasper?
Afastam aos fiéis
protestantes europeus
devassos pastores?
– FLASh
http://revculturalfamilia.blogspot.com.br/2015/03/relaxar-moral-e-pastoral-da-familia.html?m=1#.VPvK0DIa8fQ.facebook
http://www.abim.inf.br/cardeal-kasper-reacende-o-debate-sobre-a-comunhao-para-os-divorciados/#.VjnrGqlTvqA
http://revculturalfamilia.blogspot.com.br/2015/03/relaxar-moral-e-pastoral-da-familia.html?m=1#.VPvK0DIa8fQ.facebook
*
Poema
de haicais,
RACHADO SÍNODO?
– Fernando L A Soares (FLASh)
O importante Sínodo
da Família, em Roma, enseja
enorme polêmica?
Anárquica flama
da sexual revolução
em mãos alemãs?
Racham “kasperianos
versus ratzingerianos”
à pax romana?
Com devassa face
o arcebispo de Munique
reencarna Lutero?
Revolucionário
tacape do cardeal Kasper
profana ao santuário?
Luterano “amor”
aos pecadores adora
na essência ao pecado?
Audaz, alevanta
sábia voz em prol de um só
rebanho e pastor?
Salve dom Chaput,
o ultramontano arcebispo
da Filadélfia, uai?
Assumidos gays
ditatorialmente aprontam
final relatório?
Vem o “vaticanleaks”
divulgando preocupantes
missivas ao Papa?
Oitocentos mil
católicos mundo afora
rogam luz, Francisco?
Papado enfraquece e
resta “tudo como dantes
no quartel de Abrantes”?
A moral católica
fica ao gosto do “local
ordinário”, ora.
– FLASh
http://www.abim.inf.br/o-sinodo-malogrado-todos-derrotados-a-comecar-pela-moral-catolica/#.VjBYsSlTvqA
http://www.abim.inf.br/ataque-do-cardeal-marx-ao-cardeal-pell-poderia-resultar-num-bumerangue/#.Vi9H1ilTvqA
http://www.abim.inf.br/a-frincha-do-sinodo/#.ViDvwCm5fqA
http://www.abim.inf.br/dom-chaput-arcebispo-de-philadelphia-recusa-no-sinodo-a-ideia-de-igrejas-nacionais/#comment-3613
http://www.abim.inf.br/cardeal-kasper-brande-o-tacape-do-fundamentalismo/#.Vhvr6im5fqA
http://www.abim.inf.br/cardeal-marx-faz-de-bobos-tanto-os-participantes-do-sinodo-quanto-os-fieis/#.Vhq6bym5fqA
http://www.abim.inf.br/filial-suplica-quase-800-mil-assinaturas-sao-entregues-no-vaticano/#.Vhv9RCm5fqA
http://www.abim.inf.br/ousara-o-cardeal-marx-enveredar-se-pela-via-especial-alema/#.ViqkX_c9aH5.twitter
http://www.abim.inf.br/quando-os-bispos-vao-comecar-afinal-a-defender-os-catolicos-fieis-ao-magisterio-da-igreja/#.VjdimensA ?
*
A moura invasão
vai riscar o cristianismo
no mapa da Europa?
Cristã nova pátria
sem a islâmica tutela
do terror, aceitas?
– FLASh
http://www.brasilpost.com.br/2015/09/06/papa-francisco-refugiados_n_8095296.html
http://www.cartacapital.com.br/revista/869/francisco-o-reformador-3644.html?utm_content=bufferd04d8&utm_medium=social&utm_source=twitter.com&utm_campaiglançand
http://pt.aleteia.org/2015/02/22/sao-pedro-joao-paulo-ii-bento-xvi-e-francisco-papas-decepcionantemente-humanos/
*
Ao Papa suplica
moribundo verde engodo
salvífica bênção?
– FLASh
*
Poema
de haicais,
ALOPRANTE VERDE?
– Fernando L A Soares (FLASh)
Gramsciana magia
manjada vermelha cor
não transforma em verde?
Esverdeando oculta
rubro assustador pendão
à foice e martelo?
Até ao arco-iris
em polêmica bandeira
saturando o verde?
Judeu-cristianismo
deu à luz moderna ciência
com verde DNA?
Carentes de empírica
maturação teses viram
teosóficos dogmas?
À verde utopia
Pontifícia Academia
de Ciências aceita?
Aloprante verde
tornando-se a cor da moda
resistir quem ousa?
– FLASh
http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/para-demonstrar-poder-putin-faz-todo-mundo-esperar-ate-o-papa
http://www.abim.inf.br/degradacao-sem-precedentes-no-imperio-de-putin/#.VggjUim5fq
*
Autor do “presente”
de Evo, el cocalero, ao Papa
é um padre jesuíta?
Serpentes infiltra
paraguaia bruxaria
na missa do Papa?
– FLASh
Pontifícias visitas ao Equador,
Bolívia e Paraguai
http://www.acidigital.com/americadosul2015/
https://m.facebook.com/ocatequista
http://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-deixa-na-bolivia-as-condecoracoes-que-recebeu-de-evo-morales-48807/
*
Jogo de cintura
do papa Francisco frustra
cisma ambientalista?
– FLASh
https://m.facebook.com/PapaFrancescoJorgeBergoglio?refid=9&_rdr#_=_
*
Com aloprante afã
o ateu ambientalismo
à “mãe Gaia” adora?
– FLASh
http://m.agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-08/fdslideres-religiosos-debatem-no-rio-contribuicoes-para-mudancas-climatica
http://www.institutoliberal.org.br/blog/os-pobres-nao-tem-qualquer-chance-fora-do-capitalismo
*
Em tempo,
Cabalistamente
vagando no espaço e tempo
diabólico afã?
Ecoam pastores
revolta contra a Rainha
dos Anjos no céu?
– FLASh
*
Poema
de haicais,
ENGOLFANTE ISLÃ?
– Fernando L A Soares (FLASh)
Siameses gêmeos
“tempo & matéria” inexistem
noutra dimensão?
“Fiat Lux” criadora
vontade ordenando surge
“Big Bang” no caos?
Contínua expansão
do Universo reiniciada
em negros buracos?
A dança dos astros
biológica evolução
de espécies pautando?
Divina Trindade
careceria humanar-se
para ser feliz?
Como comprovar
o espontâneo amor dos anjos
e não de robôs?
À humana Rainha
do Céu gritando “Non Serviam”
falange mesquinha?
Revolta de Lúcifer
perpetuando adoradores
do bezerro de ouro?
Odientos sequazes
da serpente aos da Mulher
previne Javé?
Voz deserto ecoa
de Cristo, “Não tentarás
ao Senhor teu Deus”?
Vendilhões expulsos
do Templo embuçadamente
cabalam vingança?
Sangue do Cordeiro
ofertando no calvário
Mãe co-Redentora?
Transgênicas flores
no jardim da Sinagoga –
cristãs heresias?
Pregado na cruz
sionista protestantismo
adora ao Messias?
Mouro bumerangue
lançado aos cristãos voltando
a Israel inferniza?
Prevê Nostradamus
ao mundo engolfando o Islã
em novo milênio?
Voz ecoa em Fátima –
“Por fim meu Imaculado
Coração triunfará”.
– FLASh
http://www.megacurioso.com.br/fisica-e-quimica/85551-para-o-meu-pai-o-tempo-nao-existe-e-a-explicacao-dele-e-superlegal.htm
*
Feito águas do mar
graças todas ajuntando
Deus não criou Maria?
– Luís de Montfort (byFLASh)
*
Soneto
INVEJADAS MÃES?
– Fernando L A Soares (FLASh)
Javé, pousando embevecido olhar
no amor de mãe que vida garantia,
decide então acima de anjos criar
Aquela que seu Filho hospedaria.
Divina obra-prima faz bufar
soberbo Lúcifer, contra Maria
inconfidência insiste em cabalar,
jamais Rainha humana aceitaria!…
Resgata humanos seres do pecado
– não fez o diabo de Eva e Adão joguete? –
co-Redentora oferta do Crucificado.
Desesperado Judas, o alcaguete,
acaso aos pés da Virgem Mãe prostrado
perdão teria, como o herói de Goethe?
– FLASh
*
Desfibrados jovens
irlandeses aprovando
casamento gay?
Comunista & moura
iridescência às boiolas
mariposas queima?
– FLASh
*
Soneto
ODIADA VIRGEM MARIA?
– Fernando L A Soares (FLASh)
Rainha humana segue renegando
rebelde Lúcifer e astutas metas
sionista mídia insana executando
acaso ainda há católicos ascetas?
Se odiar à Virgem Mãe é a voz de mando,
dizendo amar Jesus, falsos profetas
querem poder político e ao seu bando
total apoio dão forças secretas.
Dóceis currais de votos, não preparam
os “donos da verdade” em seus redutos
fanáticos sequazes que pescaram
e outrora doces almas viram brutos
cristãos que com soberba ensimesmaram?
Má árvore não pode dar bons frutos.
– FLASh
*
Pastoral desastre
conciliador de Leão XIII
repete Francisco?
– FLASh
http://www.abim.inf.br/livro-denuncia-o-desastre-pastoral-do-ralliement-de-leao-xiii/
*
Fernando Lopes de Almeida Soares
(FLASh) IFP/RJ 2477412
Rua Joanésia, 316 ap 301 Serra
30240-030 Belo Horizonte. MG
poetafernandosoares@gmail.com
facebook.com/cronipoeta
cronipoesias.blogspot.com
@twiflashes
WhatsApp etc 319 9882 5505 Oi?
*
######################
*
Nova Ordem Mundial
sublima o Papa pregando
devoção à Virgem?
Santa Missa reza
Francisco aos pés da Padroeira
de Cuba, em Santiago?
– FLASh
– https://youtu.be/IBQF96djnYw
*
Cristo é a basilar
pedra na Igreja Católica
e o Papa a angular?
Ponto de equilíbrio
no templo, às cristãs ovelhas
apascenta Pedro?
– FLASh
Vide https://medium.com/@carlosramalhete/hagan-l%C3%ADo-8aace9d00532. e a mensagem do príncipe dom Bertrand de Orleans e Bragança ao papa Francisco https://youtu.be/nJR95DZzQ80
*
Filosófica
prosa,
REACIONÁRIOS PAPAS?
– Fernando L A Soares (FLASh)
Não é que os atilados Sumos Pontífices, desde o surgimento, consideraram toda e qualquer insidiosa forma de socialismo ou comunismo absolutamente incompatíveis com a doutrina católica?
Se não, vejamos:
• Na encíclica Qui Pluribus (1846) não declara Pio IX que essas nefandas doutrinas socialistas ou comunistas, além de sumamente contrárias ao direito natural, uma vez admitidas levariam a uma radical subversão da própria sociedade humana?
• Na encíclica Rerum Novarum (1891) não considera Leão XIII a idéia socialista de propriedade coletiva absolutamente nefasta, sobretudo àqueles a quem pretenderia socorrer e, além de contrária aos direitos naturais dos indivíduos, desnaturando as funções do Estado, perturbadora da frutífera harmonia social?
*
Salvação nenhuma
há para os pobres, senão
o capitalismo?
Sopa de letrinhas
nutrindo turrões avessos
ao lucro ou prejuízo?
Voraz olho gordo
pousando na sobremesa
alheia, Pessoa?
– FLASh
http://www.institutoliberal.org.br/blog/os-pobres-nao-tem-qualquer-chance-fora-do-capitalismo/
*
• Na encíclica Quadragesimo Anno (1931) não afirma Pio XI ser o socialismo – enquanto ideologia, fato histórico ou ação – inconciliável com a doutrina católica, concebendo uma sociedade avessa ao ideal de harmoniosa fraternidade cristã, e também que o chamado “socialismo religioso” mescla termos gritantemente contraditórios, pois ninguém pode ser ao mesmo tempo bom católico e autêntico socialista?
• Na encíclica Divini Redemptoris (1937) não demonstra Pio XI ser o comunismo um sistema cheio de erros e sofismas e que – igualmente oposto à revelação divina e à humana razão – além de abalar os fundamentos da sociedade, subverte a ordem social com deturpadas concepções de origem, natureza e função do Estado, traiçoeiramente enfim negando os sagrados direitos à dignidade e liberdade da pessoa humana?
• Em 1949, com aprovação de Pio XII, não emitiu o Santo Ofício um novo decreto declarando automaticamente excomungados os comunistas apóstatas da fé católica?
• Na encíclica Mater et Magistra (1961) não reafirma João XXIII haver entre as noções de comunismo e cristianismo uma oposição radical, sendo ademais inconcebível que um “socialismo moderadamente católico” considere o ateu bem-estar como objetivo supremo da sociedade – ou almeje uma organização social tendo a produção como fim único, mas não sem grave prejuízo da liberdade humana – igualmente menosprezando o princípio de legítima autoridade social?
• Pois não é quem 1984 o “rotwailler” chefe da Congregação para a Doutrina da Fé, cardeal Joseph Ratzinger (futuro Bento XVI) e com aprovação de João Paulo II, emitiu uma fulminante instrução às esquerdizantes teses ou correntes feito a “boffiana” Teologia da Libertação – eis que desde as origens e sobretudo nos últimos anos o socialismo astutamente se diversificando no ambiente eclesiástico deu origem a rivais interpretações – todas elas afinal marxistamente incompatíveis com a cristã concepção do homem e da sociedade?
• Atualizando na sábia encíclica Centesimus Annus (1991) os luminares princípios da Rerum Novarum, não salienta João Paulo II haver no socialismo um erro intrínseco de caráter antropológico – considerando o ser humano simples molécula social subordinada às conveniências econômicas, incapaz portanto de livre arbítrio ou autônomas decisões morais inspiradoras do ordenamento social – daí as absurdas restrições à opinião e à propriedade privada, sendo a causa primeira de tamanha subjetividade o conexo ateísmo com o iluminista racionalismo, ao conceber uma ordem humana meramente mecanicista?
• Aliás, o Catecismo da Igreja Católica (1992) didaticamente não informa que as ideologias totalitárias e atéias todas – associadas em tempos modernos aos termos socialismo ou comunismo – foram sempre condenadas pelos históricos sucessores do apóstolo a quem Jesus Cristo entregou as chaves do céu?
—————
Pio XII, o supremo inimigo
do comunismo?
http /youtu.be/aSTzxum6kT4
*
Em tempo,
Oitocentos mil
católicos mundo afora
rogam luz ao Papa?
– FLASh
http://www.abim.inf.br/filial-suplica-quase-800-mil-assinaturas-sao-entregues-no-vaticano/#comment-3509
*
Pastoral desastre
conciliador de Leão XIII
repete Francisco?
– FLASh
http://www.abim.inf.br/livro-denuncia-o-desastre-pastoral-do-ralliement-de-leao-xiii/
*
Fernando Lopes de Almeida Soares
(FLASh) IFP/RJ 2477412
Rua Joanésia, 316 ap 301 Serra
30240-030 Belo Horizonte, MG
poetafernandosoares@gmail.com
facebook.com/cronipoeta
cronipoesias.blogspot.com
@twiflashes
WhatsApp etc 319 9882 5505 Oi?
.