A camiseta blasfema de Nossa Senhora de Guadalupe das Lojas Renner

Não é de hoje que vejo, até com certa frequência, blasfemos estampando desenhos, tatuagens e figuras de Nossa Senhora de Guadalupe com uma caveira no lugar da santa. As lojas Renner não quiseram ficar para trás com essa moda e decidiram comercializar camisetas com essa figura.

Tão logo os católicos tomaram consciência do produto, logo decidiram pressionar a empresa. Rapidamente o link que comercializa tal camiseta se espalhou por mensagens de WhatsApp acompanhado do link da ouvidoria das Lojas Renner.

Alguns minutos depois a empresa retirou o produto do ar:

19h33
19h54

 

A importância da reclamação

A ação rápida de grupos católicos foi decisiva para remoção de tal produto. Não obstante as críticas recebidas as Lojas Renner ainda não se retrataram. E talvez nem o façam, afinal a linha tênue que separa a afirmação: a página foi “removida” e “talvez nunca existiu” é formada apenas por duas letras: ou. O pedido de uma nota explicativa para que a empresa se retrate já foi feito.

A estampa fere a consciência religiosa do povo Brasileiro, de maioria católica. Tal figura popularizou-se no México e nada tem a ver com a cultura e tradição brasileira; sendo algo totalmente externo e avesso ao Brasil

7 COMENTÁRIOS

  1. Ok. Iremos pesquisar: Santa Muerte é padroeira dos comerciantes ilegais, presos, pobres, narcotraficantes e homossexuais. “Em 24 de março de 2009, autoridades mexicanas destruíram 30 capelas dedicadas a Santa Muerte nas cidades de Nuevo Laredo e Tijuana em resposta às suas fortes associações com traficantes de drogas e a pedido de moradores locais”. Somos nós os trouxas?

  2. Pessoal, é preciso ter calma e, como Jesus nos ensinou, evitar julgamentos sumários….
    A figura na camiseta não é uma blasfêmia, não se trata de Nossa Senhora e sim de “Santa Muerte”, uma figura folclórica da cultura mexicana, fruto da mistura entre crenças católicas (dos colonizadores espanhóis) e do que acreditavam os primeiros habitantes do continente….
    Santa Muerte não é diferente de Padre Cícero, Maria Bueno e tantos outros. Embora cultos como esse não sejam reconhecidos pela igreja católica ainda guardam a simpatia da crença popular

    • Dobre a língua ao dizer “Santa” Muerte! Cadê o pronunciamento oficial do vaticano canonizando a “Muerte”? Cadê os altares à “Santa Muerte”? Cadê o Ofício Divino à “Santa Muerte”? Pare de ser tão “tolerante” e seja mais CATÓLICO.

  3. Bruno, bom dia!
    Espero compreenda minha manifestação.
    Penso seja uma crítica válida, entretanto devemos ter algum cuidado, tamanha a pluralidade de crenças e, grande parte delas, cristãs.
    A universalidade é sadia, o mundo não é cristão, tampouco de qualquer outro filho de Deus, embora Jesus Cristo seja o nosso grande mestre e interlocutor do pai de todos, Deus !!! O mundo é de Deus !!!!
    Entendamos que guerras já aconteceram em nome de Deus, quando certamente Ele apenas permitiu nosso livre arbítrio, e as consequências do que realizamos ….
    Já passou da hora de “termos razão”, todos tem!
    Pense na cena de um adulto discutindo algo com uma criança: ambos têm razão…..
    Quanto extremistas já prejudicaram a humanidade, independentemente da ordem que foram …
    Enfim, por quê nossa interpretação é a melhor ?
    Tenho muito cuidado ao criticar, pois vejo que nem sempre sou compreendido, mesmo nas exatas a que me dedico, e mesmo com pares da mesma área de conhecimento; que dizer então das artes, da religião (aliás, “re-ligação” …) ….
    Abraço!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.